Por que as notas de dinheiro são sujas?

Pense nisso: a nota de um real em sua carteira pode ter sido passada pelas mãos suadas de uma criança que comprou algodão doce no verão passado, ou pior, por alguém que não lavou as mãos após usar o banheiro. E sim, algumas das pessoas que tocaram nessa cédula também poderiam estar resfriadas. Então, por que as notas de dinheiro são sujas?

Um estudo publicado no Southern Medical Journal, em 2002, analisou 68 notas de dólar coletados por algumas pessoas em Ohio. Dessas 68 cédulas, 94 por cento abrigavam bactérias e, uma pequena porcentagem realizada com os germes presentes, podiam causar infecções, tais como a pneumonia.

Mas você também deve saber que as chances de ficar doente através do contato com uma dessas notas são baixas e isso porque a sua pele está bem protegida contra os germes.

Curiosamente, um estudo da Universidade de Michigan, em 2009, descobriu que algumas notas de dólar também carregam traços de cocaína. E não eram apenas em algumas:

90 por cento das cédulas testadas no estudo apresentaram resquícios de cocaína. Então, sim, há uma boa chance de você estar carregando um pouco da droga em sua carteira. Mas não se preocupe, porém. Um estudo, realizado em 1997, descobriu que a cocaína é tão arraigada nas fibras de nosso dinheiro de papel que é impossível que ele passe para as mãos.

E sobre as moedas também carregam germes como as notas? Acontece que as moedas não abrigam as mesmas bactérias porque o metal não detém germes como o papel. Por isso são menos sujas que as notas de dinheiro.

Como evitar o contato com os germes nas notas de dinheiro

  •  O primeiro cuidado é sempre lavar as mãos com água e sabão após manusear as cédulas de dinheiro.
  •  Se você estiver na rua e não tiver como lavar as mãos, sempre carregue na sua bolsa um pote de álcool em gel e um pacote de lenços de papel. Quando necessário, após manusear as notas de dinheiro, aplique um pouco do álcool em gel nas mãos, e depois as seque com o lenço de papel. Já que secar na roupa também não estará lhe livrando dos germes, que também estão presentes nos trajes.
  •  Outra opção é higienizar as mãos com lenços umedecidos vendidos em farmácias e perfumarias. Não são ideais para a limpeza completa, por isso, lave as mãos com água e sabão onde puder. E não se esqueça de secá-las com papel e nunca com toalha, principalmente em banheiros públicos, que estão repletos de micro-organismos.