Plantas Carnívoras – Fotos e vídeos

As plantas carnívoras costumam exercer um grande fascínio em muitas pessoas. Isso ocorre porque trata-se de uma planta que captura outros seres vivos como forma de alimentação.

Ao contrário do que muitos pensam, a planta carnívora, também ela, realiza a fotossíntese como qualquer outro tipo de planta. Entretanto, como ela vive em ambientes com o solo pobre em nutrientes, esse tipo de planta evoluiu a ponto de se alimentar através de outras fontes como forma de conseguir os nutrientes que lhe faltam.

Todas as plantas têm a capacidade de atrair outras formas de vida – elas fazem isso com o intuito de serem polinizadas. Algumas outras plantas conseguem, além de atrair, prender, por algum tempo, estas formas de vida para garantir a sua polinização. Mas, somente as plantas carnívoras são capazes de atrair, prender e digerir outras formas de vida.

A dieta das plantas carnívoras variam de acordo com a sua espécie. Insetos, aranhas, centopéias, pequenos organismos aquáticos e pequenos vertebrados como sapos, roedores e pássaros, são alguns dos pratos presentes no cardápio das plantas carnívoras.

Como existem diferentes tipos de plantas carnívoras, a forma como estas atraem seus alimentos, também, diferem umas das outras. Existem quatro formas de armadilhas utilizadas por estas plantas:

1) Armadilha tipo “jaula”: Neste caso, as plantas possuem duas folhas que se assemelham a mandíbulas. Elas mantém essas pseudo-mandíbulas abertas até que algum inseto desavisado pouse lá dentro – depois disso, ele é digerido.

2) Armadilha de sucção: As plantas que fazem sucção possuem pequenas vesículas que sugam as presas.

3) Armadilha com folhas colantes: Estas plantas possuem glândulas colantes espalhadas pelas folhas, ou mesmo por toda a planta. A presa fica “colada” à planta que, depois, a digere.

4) Armadilha com ascídios: Os ascídios são folhas bastante especializadas, ocas e inchadas. No topo dos ascídios, há uma abertura e, no seu interior, está presente um líqüido digestivo. As presas caem neste líqüido e são digeridas.

Galeria de fotos de Plantas Carnívoras:

As plantas carnívoras não possuem estômago como os animais. Sua digestão é feita com o uso de enzimas que quebram as substâncias em partículas menores até que possam ser absorvidas pelas folhas – é um processo bastante lento. Algumas espécies não possuem estas enzimas e realizam a digestão através de bactérias.

Portanto, não precisar temer as plantas carnívoras, só, mesmo, apreciá-las.

Veja, aqui, um caso de uma planta carnívora que digeriu um pássaro. E veja, abaixo, vídeos sobre plantas carnívoras:

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários