Pirâmide alimentar – O que é?

Uma alimentação saudável alia os nutrientes necessários a um bom funcionamento do organismo. A pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação bem equilibrada. Cada parte da pirâmide representa uma fonte alimentar. Os alimentos estão dispostos de acordo com a quantidade em que devem estar presentes na alimentação.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A base são as fontes primárias. Quando foi criada, a base da pirâmide era composta por cereais, pães, raízes e tubérculos. Hoje, existem novos estudos e propostas que colocam as atividades físicas na base da pirâmide alimentar enquanto os carboidratos vêm, em seguida, ao lado gorduras saudáveis mono e poliinsaturadas (encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes) e das frutas e verduras.

Na primeira pirâmide alimentar criada, as frutas e verduras ocupavam o terceiro degrau. Agora, esta parte é ocupada pelas proteínas saudáveis, vitaminas e sais mineiras vindas de castanhas, nozes, amêndoas e amendoins e as demais proteínas presentes em carnes. As carnes, ao lado das fontes de cálcio (queijo, leite) e das frutas oleagionosas (castanhas são um exemplo)

O quarto degrau da pirâmide antiga traz, por fim, os óleos e as gorduras ricos em calorias e colesterol. – as gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K – e os açúcares presentes em doces e refrigerantes; alimentos energéticos que devem ser consumidos com moderação, principalmente, os açúcares.

Na pirâmide revista, o quarto degrau é constituído por leite e derivados cujo consumo deve ser moderado devido à gordura saturada presente nesses alimentos. O quinto degrau dessa pirâmide, por fim, alimentos ricos em gordura trans (alimentos industrializados são os principais vilões), ricos em gorduras saturadas (carnes vermelhas, leite e derivados) e ricos em carboidratos refinados (açúcar, massas e pães).

As pirâmides alimentares servem para demonstrar, visualmente, como uma alimentação bem equilibrada deve ser. A alimentação, também, tem relação direta com o estilo de vida de cada pessoa. O importante é estar sempre de olhos na medida e proporção dos alimentos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.