Pedalar condiciona o corpo e melhora o astral

Pedalar é um ótimo exercício para condicionar o corpo e traz um bônus: melhora muito o astral.

A bicicleta, como a conhecemos hoje, tem pouco mais de semana. As primeiras eram artesanais e feitas de madeira. Mas projetos de veículos semelhantes a ela são muito antigos. Até Leonardo da Vinci desenhou um protótipo. Com exceção dos ciclistas profissionais, até poucas décadas atrás bicicleta era para crianças e entregadores, mas o culto ao corpo, renascido nos anos 1980, redescobriu a bicicleta como equipamento para condicionar o corpo. Depois disso, neurocientistas conseguiram explicar por que pedalar também ajuda a melhorar o astral.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Vamos começar pelo bom humor. Pedalar é um exercício aeróbico, que ativa a circulação sanguínea, aumenta a oxigenação nas células e faz o sistema nervoso trabalhar mais e melhor. O resultado é a liberação de endorfinas, relacionadas ao prazer. Mas não é só isto. Pesquisadores descobriram que quem pedala regulamente desenvolve um sentimento de autonomia e independência. O processo é inconsciente, mas se reflete em todas as atividades do ciclista.

Pedalar também pode ajudar a conhecer pessoas. Além da simpatia que se cria naturalmente entre os que se cruzam nos trajetos, existem grupos de ciclistas em todas as médias e grandes cidades do país, com roteiros urbanos e off-road.

Estudos revelaram que os ciclistas – como outros atletas – desempenham melhor suas atividades profissionais e escolares e mantêm relacionamentos interpessoais mais saudáveis e prazerosos. Um bom motivo para começar a pedalar.

Além disto, quem se desloca para o trabalho ou escola de bicicleta desenvolve gradualmente o sentimento de solidariedade, talvez pelo tratamento que recebe dos motoristas irados do trânsito caótico, ele desenvolve a empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Pedalar ajuda a perder peso e evita a obesidade. Os gordinhos podem reclamar: por que tanta preocupação com o peso? Porque os quilos a mais aumentam a força de gravidade sobre os órgãos, músculos, ossos e articulações, prejudicando todo o corpo. Além disto, a gordurinha extra está relacionada a doenças cardiovasculares, diabetes e prejudica a respiração.

Pedalar obriga o ciclista a regularizar a respiração. Respirar profundamente, reter o ar no pulmão e expirar também profundamente é a técnica dos profissionais. Se você anda de bicicleta, preste atenção nesta dica. A respiração, semelhante à usada na ioga e em técnicas de meditação, ajuda a melhor bastante o desempenho.
O oxigênio é fundamental para os músculos trabalharem bem. Quanto mais rápido eles o receberem e eliminarem o dióxido de carbono, mais energia ser produzida, e melhor será a performance.

Pedalar – especialmente no trânsito estressante – ajuda o ciclista a manter-se naturalmente alerta, como se tivesse tomado um café ou energético. Também estimula as células cerebrais, com o uso constante do cérebro para traçar novas rotas e também os desafios, para quem quer fazer manobras radicais.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.