Para seu filho crescer com saúde

Reunimos dicas de pediatras e nutricionistas para seu filho crescer com saúde.

Os cuidados com a saúde de uma criança começam na gravidez. Afinal, uma única célula vai se transformar, em nove meses, num bebê de mais de 40cm, pesando mais de 2,5kg. Ao descobrir que um herdeiro está chegando, a mulher precisa se preparar: alimentação balanceada, exercícios moderados, distância de álcool e fumo, tranquilidade e, claro, seguir o acompanhamento pré-natal. O bebê finalmente chega e, felizmente, a natureza providenciou o melhor alimento para seu filho crescer com saúde: leite materno.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Não existe leite fraco e o bebê não precisa de mais nada para se desenvolver com saúde nos seis primeiros meses. Além de nutrir, o leite materno ajuda a formar anticorpos e tem ação bactericida. Quando o bebê atinge meio ano de vida, a alimentação deve ser complementada com papinhas de legumes, carne e frutas, mas a amamentação pode continuar até os dois anos ou mais.

Crianças são enjoadas para comer? Na verdade, não. É que elas têm um mundo para descobrir e explorar, e parar para comer pode ser uma chatice. Já parou para pensar que nos dois primeiros anos de vida um bebê aprende a fixar a visão, sustentar o pescoço, segurar objetos, sentar-se, engatinhar, pôr-se de pé, andar, correr, falar e controlar os esfíncteres? É muita lição em tão pouco tempo.

E todo aprendizado deve ser lúdico. Portanto, vamos fazer das refeições um momento também divertido. Pratos coloridos, com surpresas por baixo de uma folha de alface, por exemplo, podem tornar a experiência mais interessante. E não saia andando atrás de seu filho com o prato: coloque-o numa cadeira especial, para que nada distraia sua atenção. Apure o paladar da criança com vários alimentos saudáveis e não esqueça a higiene bucal, que deve começar ainda antes de surgir o primeiro dentinho. Quando ela estiver maior, estimule bons hábitos, como lavar as mãos e o rosto, limpar os sapatos antes de entrar em casa e continuar manuseando a escova de dentes. São atitudes simples que podem prevenir dezenas de doenças causadas por vírus e bactérias.

As tentações surgem nos comerciais de TV, shopping centers e lanchonetes. Evite o fast food, alimentos industrializados cheios de corantes, conservantes e muito sal, salgadinhos e doces. Faça com que o chocolate e o refrigerante sejam um momento especial, uma vez por semana, por exemplo. Crianças são moldáveis e geralmente os maus hábitos que criam são apenas a imitação do que elas veem os pais fazendo.

Até os cinco anos de idade, uma criança não deve abrir mão de um cochilo, que permite melhor digestão e reduz inclusive a ansiedade, prevenindo problemas de obesidade, por exemplo. A carteira de vacinação deve estar sempre em dia. O Sol é um grande aliado da saúde do seu filho (mas não esqueça o protetor). Deixe-o brincar ao ar livre. TV e computador não são boas babás.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.