Papa Francisco – Jorge Mario Bergoglio

Papa Francisco é o novo papa, eleito em 13 de março de 2013 e é o sucessor de Bento XVI, que renunciou ao papado. Jorge Mario Bergoglio, o nome de batismo do novo papa, nasceu em 17 de dezembro de 1936 e é o 266º papa da Igreja Católica Romana e seu principal líder. Até sua eleição como papa ele foi o Arcebispo de Buenos Aires, cargo que ocupava desde 1998.

Papa argentino

O Papa Francisco é o primeiro não europeu eleito em quase 1300 anos. Nascido na capital argentina ele é um dos cinco filhos de um casal de imigrantes italianos.

Com relação ao seu país de origem, ele teve alguns conflitos com a presidente Cristina Kirchner. O novo papa é conhecido por seu conservadorismo, ponto em comum com o seu antecessor Bento XVI, e foi completamente contra a proposta da presidente argentina em autorizar o casamento gay. Ele também é contrário a temas como aborto e eutanásia.

Papa Francisco

Esta é a primeira vez que o nome Francisco é escolhido como o nome de um papa, por este motivo, nenhum número é adicionado ao seu nome. No momento em que surgir um outro Papa Francisco, Bergoglio se reconhecido pelo nome Papa Francisco I.

O nome do papa foi em homenagem a São Francisco de Assis, conhecido por ter desistido de suas riquezas e optado por uma vida de pobreza e oração. Algo que lembra a simplicidade de Bergoglio.

Como foi sua eleição

O novo papa foi eleito após três eleições, no segundo dia de conclave. Os cardeais que votaram ficaram em absoluto isolamento, de forma que desde o dia do início do conclave não foram mais vistos em público. Isso para que nenhuma informação fosse vazada.

Com a escolha definida, a tão esperada fumaça branca saiu da Capela Sistina, indicando a escolha, causando euforia da população que aguardava do lado de fora. Logo após isso, a escolha papal foi confirmada quando os sinos de São Pedro tocaram.

Curiosidades sobre o Papa

– Filho de imigrantes italianos;

– Quando adolescente, devido a uma infecção, teve removido um de seus pulmões;

– Conhecido pela sua simplicidade, na capital argentina costuma andar de ônibus, fazer sua própria comida e mora em um apartamento muito simples, abdicando da luxuosa residência a  que os arcebispos tem direito;

– O primeiro jesuíta a ser nomeado papa;

– A Argentina é um país católico e um país amante do futebol. O novo papa inclusive é sócio-torcedor do San Lorenzo.