Os piores erros numa entrevista de emprego

Numa entrevista de emprego, espera-se que o candidato apresente-se com roupas adequadas à função que pretende exercer e consiga expressar-se com clareza, sem usar gírias nem cometer erros graves de português e principalmente que consiga verbalizar suas aptidões. O excesso de timidez, assim como a extroversão exacerbada, contam pontos negativos numa entrevista de emprego.

Mulheres não devem apresentar-se com roupas decotadas ou justas e homens, se o cargo pretendido pede traje social, não podem aparecer de jeans e camiseta. Para ambos, o asseio é fundamental. Dê uma checada rápida na aparência antes da entrevista: basta pedir para usar o banheiro e conferir os cabelos, dentes e unhas.

Se os erros de português influenciam na avaliação, a correção forçada também é prejudicial. Esqueça as palavras difíceis (que não impressionam ninguém) e use linguagem coloquial: não force os R dos infinitivos verbais e não há problema em usar “tô” e “ocê”, no caso de o pretendente ao cargo ser mineiro. Não fale mais do que o necessário. Responda com clareza e dê exemplos que justifiquem suas alegações. Se tiver que falar de projetos de sucesso dos quais você participou, use sempre o plural: nós fizemos, nós conseguimos, etc. Usar a primeira pessoa do singular pode soar arrogante.

Em tempos de conectividade total, convém lembrar-se de desligar o celular antes do início da entrevista. Se esquecer, não atenda a ligações durante a conversa.

Peça desculpas e desligue o aparelho. E por falar em conectividade, não poste aquelas incríveis fotos das últimas férias na praia ou daquela superbalada nas redes sociais. Os departamentos de Recursos Humanos verificam sua página no Facebook e Orkut e muitas empresas consideram inadequado que seus empregados sejam vistos em trajes mínimos, embriagados ou em poses muito sensuais.

Mesmo que você esteja interessado num emprego temporário (porque espera ser chamado por um órgão público, por exemplo), não diga isto ao entrevistador. Confira as áreas de atuação da empresa e demonstre interesse por ela.

Responder ao que é perguntado parece óbvio, mas muitas pessoas divagam, fogem do assunto e não conseguem dar uma resposta objetiva. Outro erro comum é “turbinar” o currículo com informações falsas (ou superestimadas), que fatalmente são desmascaradas na entrevista. Se seu inglês é básico, é melhor nem colocar isto no currículo ou ficha de pedido de emprego. Você pode surpreender o entrevistador, demonstrando o inglês básico durante a conversa.

Criticar antigos chefes é um erro grave. No máximo, pode-se dizer que não havia compatibilidade.

Alguns erros parecem piada, mas consultorias dizem que são bastante comuns: mascar chicletes, chegar atrasado, falar palavrões e até apresentar-se de bermuda.

Não saia da entrevista com dúvidas sobre o cargo e a empresa. Pergunte sobre a rotina, os benefícios e até o salário, mas deixe claro que o dinheiro não é sua única preocupação.