Os pecados capitais

Evágrio do Ponto, um monge grego que viveu no século IV e passou 14 anos no deserto em busca do conhecimento e da revelação, teria relacionado oito paixões e crimes humanos que deram origem aos pecados capitais posteriormente instituídos pela Igreja Católica. São eles, em ordem de gravidade: gula, avareza, luxúria, ira, melancolia, preguiça, orgulho e vanglória.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

No século VI, o papa Gregório I reduziu a lista: unificou vaidade e orgulho e trocou a melancolia por inveja. O papa utilizou os textos de São Paulo para organizar a relação dos sete pecados capitais, que são:

A gula

É o desejo imoderado por comida e bebida. Assim, os alcoólatras também incorrem no pecado da gula. Dante Alighieri, poeta florentino do século XIV, descreveu o Inferno na sua obra-prima, “A Divina Comédia”. Os gulosos impenitentes expiam suas culpas atolados na lama e castigados por uma chuva incessante de granizo e gelo.

A avareza

Aqui, é o apego excessivo aos bens materiais, que determinam o afastamento do fiel da Igreja e, consequentemente, de Deus. Dante colocou os avaros junto com os pródigos no seu Inferno, que trocam injúrias constantemente: “por que poupar?”, dizem os gastões. “Por que gastar?“, retrucam os avarentos. Enquanto isto, empurram uns contra os outros suas riquezas, utilizadas sem proveito para a comunidade durante a vida.

A luxúria

A castidade é um ponto importante para a Igreja. Portanto, os que se rendem imoderadamente aos prazeres da carne e não se redimem em vida, merecem os horrores do Inferno. Homens e mulheres sensuais, segundo Dante, são atormentados por ventos fortes, que os arrastam de um lado para outros, assim como suas paixões os dominaram. O poeta colocou Cleópatra, a última rainha do Egito, entre os castigados pelo pecado da luxúria.

A ira

O sentimento incontrolado de raiva, ódio, rancor, que pode provocar uma vingança é mais um pecado capital. Segundo a Igreja, o sentimento pode voltar-se também contra a própria pessoa que o abriga. Fontes de água e sangue ferventes, que formam o Estige, lendário rio infernal.

A inveja

É considerada um pecado porque a pessoa ignora as bênçãos divinas com que foi agraciada, para só se preocupar com as qualidades e virtudes dos outros. A palavra deriva do latim invídia, que significa olhar com malícia. Dante identificou que a inveja pode resultar em traição (como no caso dos irmãos Abel e Caim, filhos do primeiro casal, Adão e Eva). Caim está preso num lago congelado, onde expia o homicídio do irmão.

A preguiça

A Igreja classifica a preguiça como pecado capital porque ela leva à inatividade, negligência, morosidade, falta de empenho e de esmero. O poeta italiano situou os preguiçosos no submundo no mesmo círculo em que estão os iracundos: nus, sempre se afogando e sempre revivendo no rio Estige.

O orgulho

Também chamado de soberba, é a confiança excessiva em suas próprias qualidades e a recusa de reconhecer as virtudes dos outros. O orgulho leva à intransigência, intolerância e até à blasfêmia, motivo por que foi incluído entre os sete pecados capitais. Os blasfemos, para Dante, sofrem num imenso areal, castigados por uma chuva de fogo.

Outros pecados

Dante encaminhou para o inferno os indecisos e covardes, violentos, suicidas, homossexuais, agiotas, fraudulentos, sedutores, aduladores, traficantes de coisas sagradas, adivinhos, corruptos, hipócritas, ladrões, maus conselheiros, semeadores de discórdias, falsificadores e traidores. Todos estes vícios e crimes estão relacionados a um ou mais dos sete pecados capitais.

No entanto, existe esperança para os pecadores. Com o sacramento da confissão, em que o fiel relata seus erros a um sacerdote, que o absolve desde que haja intenção de não pecar mais, a alma é limpa. Ações virtuosas, preces e missas também ajudam os pecadores impenitentes, que podem ir para o Purgatório, onde, como diz a palavra, purgam suas faltas, antes de conquistar o direito de ascender ao Paraíso.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.