Os melhores esportes para queimar calorias

Queimar calorias é uma obsessão para certas pessoas, uma necessidade para outras. Saiba quais esportes são as melhores opções.

Quem precisa combater o excesso de gordura no organismo, deve aliar exercícios físicos a uma dieta balanceada, e pode aumentar a queima de calorias com a prática de esportes; o estímulo proporcionado pelo grupo auxilia bastante aqueles que têm uma vida basicamente sedentária, no início da prática esportiva.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Os exercícios que melhor contribuem para a queima de caloria são os chamados aeróbicos: caminhar, correr, pedalar e nadar. Exercícios que trabalham a força muscular, como a musculação, também reduzem a gordura, mas bem mais lentamente. De qualquer forma, se os objetivos forem perder gordura e ganhar massa muscular, é nesta mesma ordem que eles devem ser perseguidos.

Em geral, nos primeiros 15 minutos da atividade física, o organismo queima glicogênio, o combustível das células para todas as tarefas metabólicas; depois disto, a gordura passa a ser consumida, para ser transformada na energia necessária aos processos orgânicos. Isto varia de pessoa para pessoa e, nos sedentários, a gordura começa a ser transformada em energia mais rapidamente.

A corrida é o exercício que mais queima calorias. Meia hora de atividade, considerando a variação da velocidade, queima 400 calorias. No entanto, educadores físicos avaliam que o impacto nas articulações e a aceleração da frequência cardíaca exigem um acompanhamento próximo, para não prejudicar a saúde, especialmente dos neo-praticantes.

Veronique Billat, fisiologista francesa, descobriu em suas pesquisas que o treinamento em ritmos alternados – corrida, trote e caminhada – oferece melhores resultados que a prática isolada de apenas uma atividade. Outros estudiosos afirmam que os exercícios de baixa intensidade e longa duração são o melhor meio de perder peso.

Jogar vôlei e praticar o nado borboleta queimam 15 calorias por minuto. Vôlei é um esporte de alto impacto, enquanto a natação não tem contraindicação: pode ser praticada em qualquer idade e melhora o alongamento, agilidade e a capacidade aeróbica.

Os outros estilos de natação – crawl, peito e costas – consomem um pouco menos: 13 calorias por minuto, número igual ao da prática de artes marciais (como judô e caratê) e alpinismo. Futsal, handebol e basquete queimam 11 calorias.

Mas existem outras formas de queimas calorias. Subir escadas, por exemplo. Quatro lances de escada equivalem a 14 calorias por minuto. Subir uma ladeira, 11 calorias por minuto. São atividades cotidianas e, como o próprio praticante determina o ritmo, elas não agridem as articulações. É preciso lembrar-se de usar roupas leves, que absorvam o suor, e calçados adequados, em qualquer atividade física.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.