Os desenhos Hiper-Realistas de Paul Cadden

Hiper-realismo é um gênero de pintura e escultura semelhante a uma fotografia de alta resolução. É considerado um avanço na técnica do fotorealismo pelos métodos usados para criar as pinturas ou esculturas resultantes. O termo é aplicado principalmente a um movimento de arte independente nos Estados Unidos e na Europa que se desenvolveu desde o início de 2000. Os desenhos se parecem impressionantemente com fotografias e muito expressivos.

O estilo hiperrealista, centra-se muito mais da sua ênfase sobre os detalhes e os sujeitos. Hiperreais pinturas e esculturas não são rigorosas interpretações de fotografias, nem são ilustrações literais de uma determinada cena ou assunto. Eles utilizam adicionais, muitas vezes sutis elementos pictóricos para criar a ilusão de uma realidade que na verdade não existe ou não pode ser vista pelo olho humano. Além disso, eles podem incorporar elementos temáticos emocionais, sociais, culturais e políticos, como uma extensão da ilusão visual pintada.

No panteão de hiper-realistas que estão se destacando, figura o nome de Paul Cadden, que com um estilo único desenha rostos e cenas que parecem ser extraídas de uma objetiva, e nós, embasbacados, facilmente somos enganados diante das imagens aparentemente realistas como um instantâneo fotográfico.

Suas imagens são compostas apenas com lápis e papel, mas com uma riqueza de detalhes que ultrapassa e contrasta com a técnica empregada pelo artista. Seus desenhos atualmente estão sendo exibidos permanentemente numa galeria de arte em Londres, e chegam a valer 5 mil libras, em torno de R$15 mil.

Você pode conferir abaixo um vídeo sobre os trabalhos de Cadden.