raskt forbrukslån | forbrukslån ferie | forbrukslån bankid

Os benefícios do protetor solar

Entre outros benefícios, o protetor solar melhora a qualidade da pele.

Você sabe quais os benefícios do protetor solar?

O excesso de exposição ao Sol causa inúmeros problemas, que podem ser evitados com o uso protetor solar, mesmo em dias nublados. Entre os benefícios da aplicação regular, estão a prevenção contra insolações, vermelhidão, ardências e, principalmente, contra os cânceres de pele.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Os raios ultravioleta A (UVA) são os responsáveis pelo bronzeamento, mas também estão associados ao envelhecimento precoce da pele. Os raios UVB ajudam na recuperação de queimaduras e vários problemas de pele; por outro lado, além do envelhecimento, causam câncer. Os raios UVC são responsáveis pela catarata, que pode levar à cegueira.

Banhos de Sol são necessários à saúde, porque estabilizam a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele e protege o tecido. O Sol também é importante para a fixação de vitamina D no organismo, responsável pela absorção de cálcio, sal fundamental para a normalidade de ossos e dentes. Recentemente, descobriu-se que a vitamina D atua no sistema imunológico, coração, cérebro e auxilia a secreção de insulina pelo pâncreas.

O problema está na exposição excessiva. Os efeitos são cumulativos, isto é, determinam desequilíbrios no longo prazo. Os protetores solares reduzem a ação destes raios sobre a pele, minimizando a ocorrência das doenças. Não atuam contra os raios UVC, mas a camada de ozônio repele virtualmente todos esses raios.

O fotótipo determina o fator de proteção solar (FPS) indicado para cada tipo de pele. A classificação é a seguinte:

Fotótipo      Ação do Sol                                                                      Características

0                           Não podem tomar Sol; a pele não fica bronzeada                        Albinos
1                           Queimam-se facilmente, a pele fica avermelhada                        Ruivos
2                           Queimam-se facilmente, bronzeado fraco                                       Loiros
3                           Queimam-se moderadamente, bronzeado progressivo            Morenos
4                           Queimam-se pouco, bronzeado rápido                                            Mediterrâneos
5                           Queimam-se raramente, bronzeado natural                                  Árabes, indianos e orientais
6                           Não se queimam, pele bastante pigmentada                                  Negros

Para dinamizar a ação dos protetores solares, procure não ficar muito tempo sob sol forte, especialmente entre às 10h e 16h. se não for possível, mude de posição com frequência, para evitar a exposição localizada (rosto, braço, etc.). Use óculos escuros para proteger os olhos.

O rosto merece proteção especial, principalmente os lábios e a região abaixo dos olhos. Existem maquiagens que já vêm com protetor solar, mas é necessário verificar a frequência das reaplicações. Para quem trabalha em ambientes fechados, a regra é passar o protetor antes de sair de casa, antes de sair para o almoço e, no horário de verão, ao fim do expediente.

Atividades esportivas, bem como deslocamentos rápidos, aumentam a produção de suor, que retira o protetor solar, deixando a pele expostas. Lembre-se de reaplicá-lo com mais frequência nestas situações.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.