Os animais que mais matam humanos no mundo

Ataques de animais nos causam grande temor e um dos principais motivos é que, muitas vezes, não sabermos o que ocasiona tal atitude, não são poucos os casos que ouvimos falar de pessoas que foram mortas por animais selvagens, algumas até que os criavam, na tentativa de domesticá-los, e um dia acabaram sendo atacadas por espécies de cobras, tigres, leões e ursos, mas será que estes são os animais que mais devemos temer? Selecionamos aqui os três animais considerados os mais perigosos e que mais matam humanos no mundo:

1. Tubarão

No Brasil, o animal que mais mata os seres humanos é, sem dúvida, o tubarão. Este peixe é o maior predador do oceano e a sua espécie mais perigosa é o tubarão branco. Por ter um comportamento instável, ele se torna imprevisível, podendo atacar a qualquer momento, ele possui sensores elétricos que são capazes de captar batimentos cardíacos mesmo que estejam a quilômetros de distância. O tubarão consegue avaliar qual a presa que demonstra maior tensão e medo e a escolhe por perceber que esta será mais facilmente dominada. A sua mordida é tão grande que chega a ser quase do tamanho de um homem em pé.

Veja também: Os 10 animais mais perigosos do mundo

Por mais que o tubarão branco seja o potencialmente mais agressivo em seus ataques, o homem não é o seu alvo preferido, as espécies de tubarões que mais atacam humanos no Brasil são: o cabeça-chata, o tigre, o galha-preta e o tubarão martelo.

2. Hipopótamo

Embora os hipopótamos tenham um jeito pacato e aparentemente tranquilo, são animais potencialmente perigosos para os seres humanos, principalmente na África, onde são mais encontrados. Esta falsa tranquilidade esconde o propósito real desse animal que é atacar o ser humano, sua mordida é altamente destrutiva e ele é territorialista ao extremo e qualquer aproximação de uma pessoa pode causar acidentes gravíssimos e até mesmo a morte.

3. Abelhas

Dentre os animais com maior probabilidade de atacar os humanos, as abelhas são as mais facilmente encontradas, seja em meio a flores, jardins ou até mesmo plantas caseiras, mas não se preocupe, o real perigo do ataque de abelhas é quando estas atacam em grupo. Caso uma pessoa receba repetidas picadas, mesmo que não seja alérgico, corre um grande risco de sofrer um choque anafilático e morrer asfixiada.

A maioria dos animais selvagens só ataca quando se sente intimidado de alguma forma como, por exemplo, a invasão de seu território ou quando o próprio homem destrói o seu habitat natural e estes precisam encontrar outra maneira de achar alimentos e se adaptar. São bichos acostumados a liberdade e possuem os seus próprios hábitos e contato somente com a natureza, distantes da presença humana, por isso costumam reagir diante de alguma interferência, percebendo tal acontecimento como uma ameaça. Embora o homem não seja a presa favorita de nenhum animal, muito menos seja considerado sua refeição preferida, obviamente não devemos ser descuidados diante de qualquer espécie, principalmente as selvagens. Os casos de morte de pessoas causados por ataque de animais são considerados acidentais.