Os 7 grupos de alimentos essenciais para uma mulher grávida

A gravidez é um período muito especial da vida de uma mulher, um dos principais cuidados é com alimentação, já que todos os nutrientes servirão não apenas para ela, mas também para seu futuro filho.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Segundo os especialistas há 7 grupos de alimentos que precisam fazer parte da dieta alimentar de uma mulher grávida.

1- Carnes, aves, peixes, fígados. Estes alimentos contém ferro, importante tanto para mãe como para o bebê. Normalmente o feto recorre às reservas de ferro da mãe, por isso é importante a gestante consumir este tipo de alimentos todos os dias.

2- Alimentos ricos em vitamina C como: frutas ou sucos de laranja, limão, goiaba, acerola, caju e maracujá. Importante pois fortalece o sistema imunológico, ajuda na formação de colágeno, que compõe a pele, cartilagens, vasos sanguíneos e ossos.

3- Feijão, ervilhas, grão-de-bico, nozes, leites e derivados. Além de carnes, aves, ovos. Todos estes alimentos são rico em proteínas, responsável pela produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê.

4- Pães, cereais, arroz, massas, batatas e frutas são importantes para uma mulher grávida porque adicionam calorias que a gestante precisa. A gestante não pode controlar o consumo de carboidratos, pois caso falte este alimento, o corpo se utilizará das proteínas.

5- Folhas verdes como espinafre e brócolis, fígado, laranja, batata-doce e abóbora são alimentos importantes para a formação do sistema nervoso do feto, também na formação do sangue e das células.

6- Alimentos ricos em vitamina B12. Novamente temos as carnes, peixes, aves, leite e derivados, além de ovos e banana. É importante porque atuam na produção sanguínea e na produção de células novas. É muito difícil a deficiência desta vitamina, pois ela está presente em todos os alimentos de origem animal.

7- Por fim temos leite e derivados, vegetais como couve, agrião, mostarda e brócolis, sardinha em lata, alguns tipos de feijão, produtos a base de soja. São importante para a formação de ossos e dentes do bebê. A ingestão de cálcio para as gestantes são de 3 a 4 copos de leite por dia.

É muito importante ter o acompanhamento de um médico, para que a alimentação seja equilibrada e não haja risco de anemia.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.