A origem dos dias das mães

O dia das mães está chegando mais uma vez e já começamos a pensar em que presente comprar para as nossas mães neste dia tão especial, afinal a pessoa que nos deu a vida merece algo muito especial, não é mesmo? Embora tenhamos prazer em homenageá-la neste dia, geralmente não sabemos qual foi a origem do dia das mães e porque esta data foi escolhida. Na verdade esta comemoração é mais antiga do que se imagina e sua origem está na Grécia antiga, mais precisamente na mitologia, onde com a chegada da primavera era realizada uma festa em homenagem a Rhea, a mãe dos deuses.

origem-dia-das-maes

Depois disso, temos registros de outros países que iniciaram a comemoração do dia das mães por motivos diferentes, na Inglaterra, por exemplo, no início do século XVII as operárias inglesas tinham folga no quarto domingo da quaresma para ficar em casa com as mães, dia este que foi chamado de Mothering Day. Já nos Estados Unidos, no início do século XX, a americana Ana Jarvis, após perder sua mãe recebeu das amigas uma festa em homenagem a ela para amenizar sua tristeza e por conta disso desejou que todas as mães, independente se vivas ou não, tivessem um dia especial para seres homenageadas e a partir daí iniciou uma campanha para que fosse instituído um dia em comemoração ao dia das mães com o objetivo de fortificar as alianças familiares.

Mas foi somente em 1910, no estado da Virgínia, que o dia das mães passou a fazer parte do calendário oficial e quatro anos depois, em 1914 o presidente americano Woodrow Wilson, oficializou a data em todos os demais estados americanos, depois disso a data começou a se popularizar e em pouco tempo mais de 40 países já a haviam adotado. A sugestão de que o dia fosse comemorado no segundo domingo do mês de maio foi da própria Anna Jarvis.

Anna Jarvis só não contava que a data se tornaria fonte de lucro para os comerciantes e sentiu-se tão frustrada com o rumo que a data estava tomando, pois aparentemente “ganhar dinheiro” tornava-se mais importante do que unificar a família e principalmente porque homenagear verdadeiramente as mães parecia estar ficando em segundo plano e este era o seu objetivo ao cria a data, que em 1923 abriu um processo para tentar cancelar o dia das mães, mas não obteve sucesso.

No Brasil, o dia das mães demorou um pouquinho mais para se tornar uma data oficial de comemoração. O primeiro dia das mães registrado por aqui aconteceu em 12 de maio de 1918 e foi realizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, mas somente no ano de 1932, na gestão do presidente Getúlio Vargas é que o dia foi realmente oficializado e passou a ser comemorado em nosso país também no segundo domingo do mês de Maio. No ano de 1947 a data também foi oficializada pela igreja católica por Dom Jaime de Barros Câmara, o então Cardeal Arcebispo do estado do Rio de Janeiro.