A Origem da Suástica

Saiba um pouco sobre um dos símbolos mais presentes na história da humanidade.

Um símbolo milenar e que intriga os estudiosos e cientistas por ter sido adotada por muitos povos, religiões e por partidos políticos como o nazismo. Um amuleto, um símbolo divino, um símbolo do mal ou uma figura que representa amizade e festividade? O certo é que a suástica pode representar vários significados, dependendo da cultura e da localização onde o símbolo é exposto.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O fato que a cruz suástica ou cruz gamada já foi encontrada entre: índios, Astecas, Celtas, Budistas, povos gregos, hindus e nazistas sendo que não existe nenhuma ligação histórica entre esses movimentos religiosos ou políticos, sendo simplesmente uma “simples coincidência”.

Origem histórica

Segundo estudiosos do tema, este símbolo é encontrado desde o período neolítico (pré-história). Adotado por nativos americanos e por indianos como símbolo de festividade sendo que vários templos indianos são enfeitados com a suástica quando há uma cerimônia de casamento.

Foi divulgado na Ásia por reis hindus, e sendo também muito comum sua utilização na Indonésia.

Na Europa foi observado nos trabalhos de cerâmicas pré-históricos feitos pelo povo de Tróia e Chipre.

Entre o povo nórdicos amuletos com este símbolos eram confeccionados para trazer sorte aos guerreiros em batalha.

Os alemães adotaram-no como principal símbolo do partido nazista, sendo que tornou esse símbolo conhecido no ocidente como sinônimo de preconceito racista, e de crueldade marcas registradas do nazismo. Fazendo com que o real significado do símbolo fosse totalmente deturpado.

Significado da palavra suástica

Originária do sânscrito svastika significa felicidade, prazer e boa sorte. Entre algumas formas de denominar o símbolo estão: aranha negra, cruz torta e cruz gamada.

O que dizem historiadores sobre o símbolo

Alguns dizem que é um emblema muito antigo que representa uma deusa, outros dizem que sua representação está ligada a descoberta dos quatro pólos: norte, sul, leste e oeste. Outros acreditam na facilidade de sua composição, por isso o “inconsciente coletivo” fez este símbolo aparecer em vários lugares e em épocas diferentes sendo que não há nenhuma interligação, pois os significados são diferentes, tendo assim acontecido um “entrelaçamento cultural”.

Agora veja em quais lugares o símbolo da suástica é encontrado

Hinduísmo

É encontrado em templos hindus, símbolos, altares e quadros. Utilizada em casamentos, festividades, em cerimônias variadas, nas casas, portões, em roupas e jóias. É observada sua utilização até em meio de transportes.

Budismo

Fundado por um príncipe hindu as duas formas da suástica foram deixadas de herança para esta cultura. Sendo que pode ser observada em muitas fachadas de templos budistas, sendo encontrada também em estátuas de Buda.

Cristianismo

Algumas igrejas do período gótico e romântico foram enfeitadas com suástica. Podendo ser observada em Milão (Itália) e em Kiev (Ucrânia) mosaicos dessas catedrais foram enfeitas com símbolos da suástica.

Estados Unidos

Utilizada em algumas tribos norte-americanas, destacando-se as tribos dos Navajos. Até 1930 era encontrado em medalhinhas, mantras e suvenires. Em algumas estradas do Arizona também havia placas nos sinais de trânsito. Enfim é um símbolo muito intrigante e muito utilizado por várias culturas e povos, sendo observada sua utilização em muitos outros lugares.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

4 Comentários

  • DIZER QUE ESTES SÍMBOLOS, COMO A SUÁSTICA APARECEM EM ALGUNS LUGARES POR COINCIDÊNCIA É IGNORÂNCIA. ESTUDEM O SIGNIFICADO PELO QUE SÃO E NÃO PELO QUE QUEREM QUE VOCÊ PENSE QUE SÃO. ISSO DE NOVA ERA, ALGUNS IDIOTAS, ALIENADOS PREGAM QUE SERÁ UM TEMPO DE PAZ, DE CONHECIMENTO. PRA VOCÊS QUE SÃO LEVADOS Á PENSAR DESTA FORMA, SÓ ORIENTO PRA QUE ESTUDEM O ASSUNTO. A NOVA ERA, SE Á DEIXARMOS ACONTECER COLOCARÁ CADA SER HUMANO, DIGA SE DE PASSAGEM OS SELECIONADOS QUE PERMANECEREM, EM CONDIÇÃO DE OBEDIÊNCIA E NÃO DE PAZ. SERÁ UM NAZISMO MODERNO. VOCÊ PODE ACHAR TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO ALGO NORMAL. A FOME, A VIOLÊNCIA, A SEXUALIDADE INVERTIDA, A LIBERTINAGEM, A IGNORÂNCIA, O DESPREZO PELOS PROBLEMAS DO OUTRO, O USO DOS SÍMBOLOS DE SATÃ COMO SE FOSSEM DESENHOS INOFENSIVOS E MUITO MAIS COISAS QUE AJUDAM Á PERPETUAR A IDEIA DE QUE A TAL NOVA ERA OU, ERA DE AQUÁRIO SERIA A AFIRMAÇÃO DA PAZ. EU SEI DO QUE ESTOU FALANDO, SE VOCÊ ACHA QUE ESTOU ERRADO OU, LOUCO, ME PROVE O CONTRÁRIO COM SUA OPINIÃO E SEU CONHECIMENTO. PRA TERMINAR, SE CHEGAR O ANO DE 2020 E TIVERMOS CAMINHADO NA MESMA DIREÇÃO QUE ESTAMOS HOJE, IGNORANDO OS SINAIS DOS TEMPOS E ABANDONANDO NOSSO ÚNICO DEUS, NÃO PRECISAREMOS NOS PREOCUPAR COMO MAIS NADA POIS, AI ENTÃO, TERÁ INICIO A NOVA ERA NA QUAL PERDEREMOS TUDO!!! PENSE…NÃO DEIXE QUE PENSEM POR VOCÊ.

    • UM SIMBOLO NÃO É SIMPLESMENTE UM SIMBOLO. VIDE QUE A BÍBLIA CRISTÃ TRÁS A ORIENTAÇÃO DE QUE NÃO FAÇAMOS IMAGENS DE QUALQUER FORMA OU OBJETIVO. NÃO LEVANDO AO PÉ DA LETRA, NADA MAIS É QUE UMA CLARA ORIENTAÇÃO PARA QUE NÃO NOS APEGUEMOS Á SÍMBOLOS DOS QUAIS SEQUER SE SABE A PROCEDÊNCIA OU, A INTENÇÃO POR TRÁS DO MESMO. NÃO DEPENDE TAMBÉM DA CULTURA E MENTE DE CADA POVO, VIDE QUE A CULTURA NADA MAIS É QUE UM ENSINAMENTO DE COSTUMES, UMA DOMA DO SER HUMANO, DESDE A LINGUAGEM ATÉ O MODO DE VESTIR E PENSAR. OU SEJA, SOMOS ACONDICIONADOS Á PENSAR TUDO O QUE É CONVENIENTE QUE PENSEMOS. CONVENIENTE PRA QUEM É A PERGUNTA QUE DEVEMOS FAZER. Á QUEM ESTAMOS AGRADANDO, QUE IDEAIS ESTAMOS AJUDANDO Á SE DIFUNDIR E Á QUAL IDEAL ESTAMOS DESTRUINDO MESMO SEM SABER. NÃO SOU NENHUM RADICAL, NEM FANÁTICO, TÃO POUCO TENHO LIGAÇÃO COM QUALQUER CEITA OU COISA DO GÊNERO, SOU CATÓLICO E DIGA SE DE PASSAGEM NÃO SOU CEGO, SEI DOS ERROS E ACERTO DA MINHA IGREJA JUSTAMENTE POR TER MINHA PRÓPRIA OPINIÃO E NÃO ACEITAR A VERDADE QUE ME DIZEM SEM QUESTIONAR O QUE TE POR TRÁS DESTA “VERDADE”. PERGUNTE O PORQUE DE TUDO. NA TV, NO RÁDIO, NO JORNAL, NA POLITICA, NO SEU IRMÃO, EM TUDO EXISTE UMA “VERDADE DE VERDADE”. ENXERGUE ALÉM DO QUE QUEREM QUE VOCÊ VEJA. FOI PRA ISSO QUE DEUS TE DEU O LIVRE ARBÍTRIO. QUER QUE VOCÊ PENSE, QUESTIONE E ENCONTRE A ÚNICA VERDADE ABSOLUTA NO UNIVERSO: SÓ EXISTE UM DEUS…O QUAL NOS ENVIOU CRISTO…O QUAL É O ÚNICO CAMINHO ATÉ DEUS…AQUELE QUE O ENVIOU. ASSIM, PODERÁ DE FATO VIVER DE ACORDO, MESMO QUE MINIMAMENTE COM A DOUTRINA CRISTÃ PRONTO PRA RECEBER TODO O BEM QUE VEM DE DEUS. DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE E ILUMINE SEUS PENSAMENTOS.

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.