O que é melhor: correr na rua ou na esteira?

A corrida é um dos exercícios mais fáceis e básicos que podemos fazer. Para começar a correr não tem segredo: é estar usando roupas leves, tênis específico para corrida, cronômetro, boné e muita força de vontade para superar desafios. No início é um pouco cansativo e incômodo mas com um pouco de persistência, você consegue em 3 meses ganhar um ritmo legal e estar preparado para aumentar os quilômetros percorridos e a força nas passadas rápidas.

Mas aí você pode dizer: estar dicas são boas pra quem corre ao ar livre mas e na esteira, essas dicas continuam valendo? Sim mas há outros critérios já que você está em um simulador de corrida, uma máquina e aí há algumas modificações. Neste artigo, você verá qual os prós e contras de correr na rua e na esteira e o que é melhor para você ganhar em saúde e qualidade de vida.

Correr na rua

Quem está começando a correr, vai sentir um pouco no corpo quando começar a correr na rua. Para correr ao ar livre, você precisa além da roupa, calçado e vontade necessária, pique para encarar o sol ou frio lá fora. Se você optou começar a correr em pleno verão, vai ter que passar muito protetor solar, se hidratar e se preocupar com o trajeto que irá fazer.

Procure áreas bem arborizadas e com pouca incidência dos raios ultra violetas. É ideal que você corra em gramados e só depois de 1 mês mais ou menos, quando seu corpo já está mais acostumado com a corrida, é indicado a migração para a rua ou calçada. Lembre-se que na rua, você deve estar atento ao atravessar vias e procurar não correr em lugares pouco iluminados ou com pouco movimento. Preste atenção a aproximação de pessoas suspeitas.

Correr na esteira

Praticamente não há segredo em correr na esteira, mas é preciso um treino logo de início para você não acabar caindo dela. Como ela fica em movimento o tempo todo, é preferível que você comece a caminhar nela e só depois, com o tempo, você vá aumentando a velocidade até acostumar com o ritmo. O grande problema da esteira é que ela tem um ritmo próprio de movimentação e geralmente quem aprende correr numa esteira, fica um pouco instável ao correr na rua, porém é tudo uma questão de costume.

A idéia é alternar corridas na rua e na esteira, para que seu corpo esteja acostumado com os dois ritmos e consiga fazer ambos com qualidade. Em dias muito frios ou chuvosos corra na esteira, já em dia ensolarados ou úmidos mas nublados, corra lá fora e aproveite o melhor da vida e com saúde.