Olimpíadas: Entenda a importância desse evento

Saiba detalhes da origem e o que as olimpíadas representam para a humanidade

O acontecimento mais importante do esporte mundial, além de ser uma competição extremamente difícil pelo excelente nível técnico de seus competidores, tornou-se ao longo da história, um marco de paz e união de todos os povos.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

As olimpíadas não são apenas um conjunto de provas esportivas que reúnem centenas de atletas de todo o mundo, mas um evento de profundo envolvimento político e de união entre os povos. Como esquecer a partida de futebol realizada na Olimpíada de Atlanta em 1996 entre as equipes dos Estados Unidos e do Iraque, países que sempre foram protagonistas de conflitos e guerras, se confraternizarem e trocarem buquês de flores antes da partida, pousando para fotos, todos juntos e de braços dados celebrando a paz. Um ato inesquecível entre os atletas, que sensibilizou todo o mundo.

Na história das olimpíadas nunca foi registrado nenhum ato de violência. Todos os competidores se respeitam mutuamente, defendem seus países com extremo vigor tendo como maior objetivo a quebra de recordes. Procurando de todas as formas propagar a união dos povos através do esporte.

Os jogos olímpicos têm origem milenar, datam de 15 séculos antes da era cristã. Interrompidos por motivos desconhecidos entre os séculos XV e IX a.C. Foram reiniciados no ano de 884 a.C, quando o rei Ifito, da Elida, perguntou a Pítia, sacerdotisa do templo que interpretava os oráculos de Delfos, o que fazer para pôr fim à peste que assolava Peloponeso. A sacerdotisa sugeriu a restauração dos jogos olímpicos, para conter a fúria dos deuses, o que foi feito pelo monarca.

Apesar disso, os Jogos Olímpicos só passaram a ser contados oficialmente a partir de 776 a.C. Os gregos tinham pelo esporte um culto quase religioso e chegaram a marcar a passagem do tempo por olimpíadas, intervalos de quatro anos entre as competições. De início, o programa dos jogos se limitava a apenas um dia de competição e consistia apenas em uma corrida, na extensão permitida pelo estádio.

Com o tempo surgiram depois outras provas de corrida, o lançamento do dardo e de disco, a luta, o pugilismo, o salto, o pentatlo e outras provas foram disputadas ao longo de quatro dias. No inicio as competições eram restritas aos gregos, mas era oferecido aos atletas das colônias gregas todas as facilidades para concorrer, como salvo-condutos para atravessar zonas de guerra.

O prêmio ao vencedor, um ramo de oliveira, era a maior honraria a que um grego podia aspirar. Hoje em dia, os ramos de oliveira foram substituídos por medalhas de ouro, prata e bronze.

A vitória numa olimpíada é a maior honra para qualquer atleta, além de ser um evento que notabiliza a universalidade de todos os povos, as diferenças raciais e econômicas, são postas de lado e o esforço, a dedicação, a garra e a vitória são os principais elementos desse grande evento, que celebra a paz.

Vamos esperar para que o Brasil saiba sediar com perfeição esse grande evento na olimpíada RIO 2016.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.