Olimpíada Brasileira de Matemática 2013

Conheça esta competição e saiba como você pode participar.

Se você estudante, gosta de um desafio e de disputas de conhecimento, que tal participar da Olimpíada Brasileira de Matemática 2013?

Em junho acontece a 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Esta é a versão de 2013 da olimpíada que ocorre desde 1979, na qual participam alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental até estudantes universitários. Quem organiza a competição é a Sociedade Brasileira de Matemática.

Olimpíada Brasileira de Matemática 2013

A ideia da competição é aplicar testes de matemática de forma a incentivar os alunos na busca pelo conhecimento e, com isso, melhorar o nível do ensino no Brasil e descobrir novos talentos.

Inscrições

Para efetuar sua inscrição para a Olimpíada de Matemática 2013, o aluno deverá se dirigir diretamente à direção de sua escola ou órgão responsável por este tipo de evento. A direção da escola é que entrará em contato com a OBM repassando as informações dos alunos. Não existe limite no número de participantes.

As inscrições iniciam em 25 de março e vão até 30 de abril e serão feitas pela instituição de ensino no site da OBM.

Quem pode participar

A participação nas Olimpíadas de Matemática 2013 é dividida em 4 níveis. No nível 1 participam alunos do 6º e 7º ano, enquanto o nível 2 é destinado aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Os alunos do ensino médio participam no nível 3. Há ainda o nível universitário, onde os alunos de graduação participam.

Calendário de provas

Os níveis 1, 2 e 3 dividem-se em 3 fases. A primeira fase ocorre em 15 de junho, a segunda fase em 21 de setembro e a terceira fase ocorrerá em 26 de outubro, sendo que os alunos dos níveis 2 e 3 ainda terão a segunda prova da terceira fase em 27 de outubro.

Os alunos do nível universitário farão a primeira fase em 21 de setembro e a segunda fase nos dias 26 e 27 de outubro.

A prova

Os alunos participantes das olimpíadas de matemática irão fazer a prova objetiva que é composta de 20 questões. Estarão aptos para fazerem a prova discursiva, que faz parte da segunda fase, apenas os alunos mais bem classificados.

Premiação

A cerimônia de premiação segue os moldes de uma competição olímpica esportiva, na qual são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze, além das menções honrosas. Há também uma viagem que é dada como prêmio e uma bolsa de iniciação científica dada pelo CNPQ para os 4.500 melhores alunos.

No total serão cerca de 6000 alunos premiados com medalhas. Os vencedores estarão aptos a participar de competições internacionais.

Mais informações

Maiores informações sobre a competição podem ser vistas diretamente no site da olimpíada.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.