Olheiras: como eliminar este problema

Olheiras são áreas sob os olhos que surgem numa situação de estresse ou quando dormimos pouco ou mal. Mas estas não são as principais causas: entre as mais comuns estão a hereditariedade, alergias (inclusive a cosméticos), eczema, anemia e uso prolongado de alguns medicamentos (especialmente os que provocam vasodilatação). Com o avanço da idade, as olheiras tornam-se mais pronunciadas.

A pele na região em torno dos olhos é a mais fina do corpo humano. Enquanto em determinadas partes chega a 2mm, a pele periorbital não ultrapassa 0,5mm. As olheiras são a visualização dos vasos sanguíneos sob esta pele finíssima. Mas existem receitas e tratamentos caseiros fácil de fazer.

O problema é quase sempre apenas estético, mas, por prejudicar a fisionomia, conferindo um aspecto de cansaço, podem afetar a autoestima e mesmo prejudicar as atividades diárias. Tanto homens como mulheres são afetados pelas olheiras.

Algumas dicas simples: tome uma quantidade igual de pepinos e batatas, macere-os (ou bata num liquidificador ou processador) e aplique na região, deixando a compressa secar por cerca de 20 minutos. Após a aplicação, o rosto deve ser lavado em água abundante, para não deixar resíduos que possam entupir os poros. Fatias de pepino também podem ser colocadas sobre as olheiras.

Açafrão e abacaxi preparados do mesmo modo, um mix de sucos de tomate e limão (cuidado para não irritar os olhos) e água de rosas ou óleo de amêndoas (que têm a vantagem de serem encontrados prontos, nas farmácias) também são boas opções para eliminar o problema. Noz-moscada misturada com leite (em quantidades mínimas) podem ser aplicados à noite, antes de dormir. É preciso dizer que nenhum destes tratamentos é mágico: serão necessários alguns dias para surgirem os primeiros resultados.

Má alimentação e tabagismo também são responsáveis pelo surgimento e agravamento das olheiras. Nestes casos, é preciso uma mudança de hábitos radical, que incluem também o aumento de ingestão de água e sucos naturais, o uso de protetor solar (a exposição ao Sol agrava os sinais). As vitaminas A e K também são úteis. Aumente o consumo de vitamina C (frutas cítricas, por exemplo) e use cremes a base de vitamina K.

Existem tratamentos a laser para eliminar as olheiras. Estes procedimentos só podem ser realizados por cirurgiões plásticos. Dermatologistas podem indicar cremes especiais para casos de olheiras persistentes, ou no caso da formação de bolsas mais escuras, atingindo áreas maiores.