O Teste do Olhinho, seu filho já fez?

Todo mundo conhece o “teste do pezinho”, mas quando o bebê nasce é feito vários testes para evitar futuras doenças. Um exame muito importante e pouco conhecido é o “Teste do Olhinho”, ou chamado “Teste do Reflexo Vermelho”.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Muitos pais nem conhecem este teste, e por isso acabam não questionando os médicos se este foi feito. Para a Sociedade Brasileira de Oftamologia Pediátrica mais de 50% dos recém-nascidos só tem a alteração descoberta depois que estão quase cegos. Se o teste fosse realizado no tempo adequado, isso poderia ser evitado.

Os números ainda mostram que 80% da cegueira mundial poderia ser evitada, pois 60% das doenças são curáveis e 20% são preveníveis. No Brasil, estima-se que há 150 a 180 crianças cegas para cada milhão de habitantes e 600 a 720 crianças com visão subnormal, também para cada milhão de habitantes. Para os papais que irão ter um bebê é importante pedir o teste do Olhinho ao pediatra.

O teste do Olhinho é indolor e gratuito, pode ser realizado ainda na maternidade e poderão detectar doenças oculares como a catarata, o glaucoma congênitos, tumores, infecções etc, doenças que se não tratadas a tempo pode levar à cegueira.

O exame deve ser feito por um pediatra com o auxílio do oftalmoscópio, este é um aparelho que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. O teste é feito em 5 minutos e qualquer pediatra treinado pode realizá-lo. Ao realizar o teste, se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é necessário o encaminhamento ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.