O que significam os pesadelos?

Quem nunca esteve numa situação constrangedora, numa situação de extrema dificuldade e que parece não ter saída, ou numa situação de perseguição, de queda livre, ou de estar sendo assassinado. Estes são alguns exemplos de pesadelos que inevitavelmente fazem parte do sono da muitas pessoas.

Este artigo vai esclarecer o que significam os pesadelos. Sem essa de avisos, de premonições ou de alertas de pessoas que já morreram. Segundo a ciência os pesadelos são uma forma de o cérebro organizar pensamentos e emoções que servem para aliviar as tensões e o stress do dia-a-dia.

Situações perigosas e arriscadas

Os pesadelos em sua maioria nos expõem em situações perigosas e muito arriscadas que na maioria das vezes colocam a nossa vida em risco. Segundo especialistas em sono. Estas situações são criadas pela nossa própria mente para que seja descarregada toda a adrenalina a qual estamos vivendo.

Vida agitada é sinônimo de muitos pesadelos

Pessoas que trabalham e estudam ou que exercem cargos de muita importância e responsabilidade são as pessoas que mais sofrem de pesadelos. Pois estão a todo o momento lidando com situações extremas, onde há uma grande exigência de soluções rápidas e precisas que podem afetar o desenvolvimento de sua carreira. Então o cérebro dessas pessoas tenta encontrar uma descarga de tensões durante o sono. O que ocasiona em sonhos horríveis e atormentadores que não passam de uma forma do cérebro buscar um relaxamento para exercer sua atividade normal.

Pesadelos todos os dias é um problema de saúde?

Se estiverem atrapalhando o desempenho da noite de sono, sim. Se a pessoa que tem pesadelos tem dificuldade em dormir ou se os pesadelos a fazem acordar e a mesma não consegue voltar a dormir significa que está ocorrendo algum problema de insônia. Nestes casos é preferível consultar um médico especialista para que as devidas soluções médicas sejam receitadas ao paciente.

Existem técnicas para controlar os pesadelos?

Sim, existem algumas técnicas que controlam os pesadelos.

Algumas são bem simples como:

Imaginar antes de dormir o que se deseja sonhar, significa ficar por um período elaborando boas imagens que nos trazem felicidade, isto ajuda para que tenhamos sonhos bons.

Outra forma é identificar que se está sonhando, uma dica é quando estiver tendo um pesadelo, tente abrir os olhos e contar os dedos das mãos, se não conseguir, significa que está tendo um pesadelo. Isso significa que você “pode se machucar” ou “dar um final feliz” ao seu pesadelo. Afinal de contas, você é que tem a capacidade onírica de resolver os problemas.

Se estiver sonhando que está sendo perseguido, pare de correr e tente identificar o seu perseguidor e o faça desaparecer. Numa situação de queda livre, tente transformar a sua queda em vôo. Tente sempre buscar uma situação que irá te trazer bem estar.

Mudanças de hábitos noturnos também auxiliam na redução ou extinção de pesadelos, alguns hábitos devem ser evitados como:

  • Dormir muito tarde
  • Comer muito antes de dormir
  • Dormir com a televisão ligada
  • Assistir filmes de terror ou suspense antes de dormir

Enfim essas são os conselhos que são dados por especialistas no sono. É importante salientar que essas técnicas têm sido estudadas desde a criação da psicanálise com Freud, e sua eficácia é cientificamente comprovada. Então procure auxilio médico ou tente por as técnicas descritas acima e evite sofrer de pesadelos.