O que são números primos?

Números primos são números naturais que possuem apenas dois divisores, o 1 e ele mesmo, por exemplo, o 2 que tem como divisor o 1 e ele mesmo. Já o 12 têm como divisores os números 1,2, 3, 4, 6 e ele mesmo. Portanto, ele não é um número primo.

Decore algumas regrinhas sobre os números primos para facilitar o seu entendimento. Então, anote aí, o 2 é o único número par que é primo. Já o 1 não é primo, pois tem apenas um divisor, que é ele mesmo.

Algumas dicas são importantes para ajudar a fazer o reconhecimento de um número primo. São regrinhas básicas que ajudam no entendimento do que é um número primo. Então, é fácil descobrir se um número é primo. Para isso, basta você dividir o número pelos números primos 2,3,5,7 ,11, etc. até que o resultado seja uma das seguintes opções:

a) Uma divisão com resto zero (significa que o número não é primo)

b) Uma divisão que tenha o quociente menos que o divisor e o resto seja diferente de zero (significa que o número é primo)

· Se o número não é par, não é divisível por 2.

· Faça uma soma entre os algarismos que compõem o número, por expemplo, 151 = 1+5+1 = 7. Não é divisível por 3.

· Se terminar em zero, é par e como já dissemos o único número divisível par que é primo é o 2.

· Se o resultado da operação der resto zero significa que o número não é primo. Pois para ser primo o número precisa apresentar resto diferente de zero e quociente menor que o divisor.

· E assim você deve dividir o número pelos números primos até chegar em uma das opções listadas acima.

Exemplo do reconhecimento do número 113:

113 não é par, portanto não é divisível por 2.

1+1+3 = 5, que não divide por 3.

Não termina em 0 ou 5, portanto não é divisível por 5.

É divisível por 7. 113/7 = 16, com resto igual a 1. Porém, o quociente é maior que o divisor 7.

É divisivel por 11 também. 113/11 = 10, com resto 3. E neste caso, o quociente é 10, menor que o divisor 11, e o resto é diferente de zero. Resultado 113 é um número primo.