O que são números naturais?

Os Números Naturais surgiram da necessidade dos homens em organizar, dividir e quantificar os objetos que possuíam. E a partir daí foram evoluindo com o tempo e hoje séculos e séculos depois ainda exercem a função de facilitar a vida do homem.

Os números naturais são representados pela letra N e são todos aqueles números inteiros positivos, incluindo o zero. Os elementos do conjunto N devem estar sempre entre chaves. As reticências apontam que o conjunto não tem fim, ou seja N é um conjunto com infinitos números. N = {0.1.2.3.4.5.6.7.8.9…}

Mas atenção quando você visualizar o símbolo do asterísco (*) ao lado do N, isso significa que esse conjunto é dos números naturais não nulos, excluindo-se o zero. Por exemplo: N*= {1.2.3.4.5.6…}

Independente de qual for o elemento do conjunto N, ele sempre tem um sucessor.

  • 4 é sucessor de 3
  • 21 é sucessor de 20
  • 69 é sucessor de 68

E por isso dizemos que o conjunto é infinito.

Mas existe a possibilidade de um conjunto N ser finito. Para isso, é necessário restringir os números que pertencem ao conjunto, por exemplo, o conjunto dos números naturais maiores que 10 é infinito {11.12.13.14.15…} Já o conjunto dos números naturais menores que 10 é finito {1.2.3.4.5.6.7.8.9}.

É importante lembrar que o zero é um número neutro, ou seja, não é negativo e nem positivo. Mas foi incorporado ao conjunto dos números naturais, porque possui as mesmas características algébricas dos outros números naturais.

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente