25/05/2008 por Alexandre Rauta




Muitos dizem que as mudanças são para complicar, mas a intenção é exatamente o contrário, simplificar. Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe chegaram a um acordo para unificar nossa língua. Confira o que mudou na ortografia da língua portuguesa:

BRASIL

Alfabeto – É adicionado ao alfabeto as letras k, w e y, passando a ter 26 letras;
Trema – O trema não será mais utilizado em palavras em português, ex: “tranqüilo” – “tranquilo”;
Acento agudo – Desaparece dos ditongos abertos “ei” e “oi”, ex: “heróico” – “heroico”;
Acento circunflexo – Desaparece em palavras com o duplo “o” e “e”, ex: “crêem” – “creem”;
Acento diferencial – Some o acento que serve para diferenciar verbo de preposição, ex: “pára” – “para”;
Hífen – Some quando o segundo elemento da palavra começa com “s” ou “r”, ex: “contra-regra” – “contrarregra”;
Exceção hífen – Mantém o hífen quando o prefixo termina em “r”, ex: “super-requintado”;

PORTUGAL

Os portugueses deixarão de escrever “húmido” e usarão “úmido”;
Somem o “c” e o “p” nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, ex; “acção” – “ação”, “óptimo” – “ótimo”.

Fonte: G1

Receba mais sobre "O que muda na ortografia da língua portuguesa?" e mais posts do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

 Leia também:
Este Artigo tem: Nenhum Comentário
  • Pedro Diedrichs 04.10.2008 8:29 Responder

    Quem poderia me tirar uma dúvida, a palavra conCerto e conSerto, como ficam. Unificarãoo em uma só? Obrigado!

    • Alexandre Rauta 04.10.2008 12:37 Responder

      Pedro, concerto e conserto tem significados diferentes. ConCerto músical. Vou consertar minha porta. Sacou?

  • jose roberto 09.10.2008 21:52 Responder

    é muito pisarro acredito que o trema vai deixar de existir. Como emtão vamos plonusiar por ex. cinqüenta?vomos escrever tudo errado e fica tudo certo é só o que falta.Tem outras coisas que deverão mudar e não mudam!

  • Gabrielle 12.10.2008 20:56 Responder

    Nossa mudou muito mas ficou melhor.

  • Amanda 12.12.2008 23:36 Responder

    Falando em gramática, excessão não está correto =F
    e exceção.

    Bjo!

  • juliana coluxi 10.01.2009 12:33 Responder

    essa mudança ficou um pouco confusa na horas das pessoas redigirem seu textos. Mas se foi pra melhorar ,espero que todos tenham um ótimo desnvolvimento com esta mudança!

  • Ivone de Oliveira 12.01.2009 22:13 Responder

    ~Bem, acho que mudanças na língua devem acompanhar o desenvolvimento do povo que a utiliza, sou prof. de Língua Portuguesa e acho que muita coisa, realmente, deveria ser mudada, por exemplo, o trema não é mesmo usado, nem depois de ensinado, fica só a questão da pronúncia.
    Agora retirar o acento diferencial acho mais complicado, agora será necessário que o aluno interprete, coisa que poucos sabem fazer, estou um pouco preocupada, mas vivemos em um mundo em constante mudaança e vamos, com verteza adaptar-mo-nos com mais esta, vai ser dificil mudar, mas não impossível, espero que faça bem aos brasileiros.

  • Priscila 26.01.2009 6:51 Responder

    Gostaria de saber como faço para obter por dowland o q mudou na lingua portuguesa

  • Ildemir 26.01.2009 9:47 Responder

    se você nunca se preocupou com os clássicos (velhos) acentos gráficos continuará errando.

  • oscar alho 26.01.2009 19:04 Responder

    o isso ai eu nao gostei muito não mais já q eles que fizeram assim, assim seja.

  • tutu 09.02.2009 21:20 Responder

    Vlw pelo site achei esse site pra fazer trabalho 5° série.tenho tempo livre ushushsu

  • nana 15.02.2009 22:01 Responder

    bom eu adorei esse site pq nele estou aprendendo varias coisas q eu escrevia errado nossaa q burinha né rsrsrsrsrs…….

    ah agora vamos fala ummm eu amei essas mudanças…..
    bom de mais

  • Sandra prado 29.05.2009 15:30 Responder

    Parabéns pelo excelente blog! Visite o meu e leia um texto que escrevi sobre a Reforma Ortográfica- Conotativamente-uma história atual, depois comente e diga que gostou, ok? rsrsrs…é só ir rolando a página, beijos 1000!

  • maristela prado 16.08.2009 12:05 Responder

    eu achei muito ilarioo essas mudanças , ficou muito radical
    ……….beijo

  • juli ana 18.10.2009 18:00 Responder

    eu acho q vai prejudicar muito nós alunos pq vai ser muito difisio de gravar uma coisa q agente ja´gravou !!!

  • jeorge 28.05.2011 17:34 Responder

    dei uma olhada em varios site e não vi nem um tão bom como este tão resumido e facio de entender muito obrigado me ajudou bastante.

Faça o seu Comentário

Nome - Obrigatório
E-mail - Obrigatório
Site, Blog ou Twitter

TOPO

copyright 2006-2011 Blogadão | Pode copiar a vontade, mas cite a fonte. Please!