Muitos dizem que as mudanças são para complicar, mas a intenção é exatamente o contrário, simplificar. Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe chegaram a um acordo para unificar nossa língua. Confira o que mudou na ortografia da língua portuguesa:
BRASIL
Alfabeto – É adicionado ao alfabeto as letras k, w e y, passando a ter 26 letras;
Trema – O trema não será mais utilizado em palavras em português, ex: “tranqüilo” – “tranquilo”;
Acento agudo – Desaparece dos ditongos abertos “ei” e “oi”, ex: “heróico” – “heroico”;
Acento circunflexo – Desaparece em palavras com o duplo “o” e “e”, ex: “crêem” – “creem”;
Acento diferencial – Some o acento que serve para diferenciar verbo de preposição, ex: “pára” – “para”;
Hífen – Some quando o segundo elemento da palavra começa com “s” ou “r”, ex: “contra-regra” – “contrarregra”;
Exceção hífen – Mantém o hífen quando o prefixo termina em “r”, ex: “super-requintado”;
PORTUGAL
Os portugueses deixarão de escrever “húmido” e usarão “úmido”;
Somem o “c” e o “p” nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, ex; “acção” – “ação”, “óptimo” – “ótimo”.
Fonte: G1










Quem poderia me tirar uma dúvida, a palavra conCerto e conSerto, como ficam. Unificarãoo em uma só? Obrigado!
Pedro, concerto e conserto tem significados diferentes. ConCerto músical. Vou consertar minha porta. Sacou?
é muito pisarro acredito que o trema vai deixar de existir. Como emtão vamos plonusiar por ex. cinqüenta?vomos escrever tudo errado e fica tudo certo é só o que falta.Tem outras coisas que deverão mudar e não mudam!
Nossa mudou muito mas ficou melhor.
Falando em gramática, excessão não está correto =F
e exceção.
Bjo!
essa mudança ficou um pouco confusa na horas das pessoas redigirem seu textos. Mas se foi pra melhorar ,espero que todos tenham um ótimo desnvolvimento com esta mudança!
~Bem, acho que mudanças na língua devem acompanhar o desenvolvimento do povo que a utiliza, sou prof. de Língua Portuguesa e acho que muita coisa, realmente, deveria ser mudada, por exemplo, o trema não é mesmo usado, nem depois de ensinado, fica só a questão da pronúncia.
Agora retirar o acento diferencial acho mais complicado, agora será necessário que o aluno interprete, coisa que poucos sabem fazer, estou um pouco preocupada, mas vivemos em um mundo em constante mudaança e vamos, com verteza adaptar-mo-nos com mais esta, vai ser dificil mudar, mas não impossível, espero que faça bem aos brasileiros.
Gostaria de saber como faço para obter por dowland o q mudou na lingua portuguesa
se você nunca se preocupou com os clássicos (velhos) acentos gráficos continuará errando.
o isso ai eu nao gostei muito não mais já q eles que fizeram assim, assim seja.
Vlw pelo site achei esse site pra fazer trabalho 5° série.tenho tempo livre ushushsu
bom eu adorei esse site pq nele estou aprendendo varias coisas q eu escrevia errado nossaa q burinha né rsrsrsrsrs…….
ah agora vamos fala ummm eu amei essas mudanças…..
bom de mais
Parabéns pelo excelente blog! Visite o meu e leia um texto que escrevi sobre a Reforma Ortográfica- Conotativamente-uma história atual, depois comente e diga que gostou, ok? rsrsrs…é só ir rolando a página, beijos 1000!
eu achei muito ilarioo essas mudanças , ficou muito radical
……….beijo
eu acho q vai prejudicar muito nós alunos pq vai ser muito difisio de gravar uma coisa q agente ja´gravou !!!
dei uma olhada em varios site e não vi nem um tão bom como este tão resumido e facio de entender muito obrigado me ajudou bastante.