raskt forbrukslån | forbrukslånhjelpen | betale depositum med lån

O que foi a Revolução Russa?

A Revolução Russa não resumiu-se a um único acontecimento, mas foi formada após várias pequenas revoluções, para acabar com o império na Russa.

Em 1917 se deu início aos conflitos que mais tarde resultariam na destruição do império russo. Com a 1ª Guerra Mundial, a Rússia ficou arrasada industrialmente. A ação das indústrias no país estava apenas no começo, por isso muitos operários trabalhavam até a exaustão e o que recebiam não era suficiente. O czar Nicolau II causava grande indignação na população, com seu governo absolutista agressivo e minimamente democrático. A massa de pessoas insatisfeitas com o sistema político resultou em conflitos que não deixaram muitas opções ao czar, senão renunciar. O Partido Bolchevique assumiu o governo. Assim foi iniciada a União Soviética.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O início

Na capital Petrograd (hoje conhecida como São Petersburgo), operários deram início a várias greves, reclamando seus direitos como trabalhadores. Das greves formaram-se manifestações gigantescas. Essa série de passeatas e afins ficou registrada como Revolução de Fevereiro. Em 15 de março, depois de voltar de viagem, Nicolau II se viu sem opções e renunciou ao cargo. Eis que o governo provisório assumiu.

Os Bolcheviques

A população passou a dar apoio ao Partido Bolchevique ao perceber que o governo provisório não resolvia as insatisfações do povo. O partido, formado por trabalhadores e soldados, ganhou força com a volta do líder Vladimir Lênin, antes exilado. Em julho outra manifestação aconteceu, e Trotsky, também de grande importância no partido, foi preso. Com esse episódio, Lênin fugiu para a Finlândia, amedrontado.

O Palácio

Em outubro ainda ocorriam revoltas, quanto Lênin voltou. Os bolcheviques prepararam-se para um confronto armado, que segundo eles era inevitável. Chegando à capital no começo no mês seguinte, tomaram de modo pacífico o Palácio de Inverno, onde o governo provisório sediava. Com Vladimir no comando, os bolcheviques assumiram o governo.

O Exército

Imperialistas, liberalistas e outros opositores ao governo provisório fundaram o Exército Branco, que disputou com os bolcheviques, o Exército Vermelho, na Guerra Civil do país, até 1921. Os bolcheviques venceram e as consequências dessa guerra e da 1ª Guerra Mundial deixaram a Rússia em ruínas.

A União

Iniciada em 1922, a União Soviética, hoje formada por 15 países, naquela época resultou da união de 15 repúblicas. A economia e o sistema governamental tinha foco na Rússia. Vladimir Lênin faleceu dois anos mais tarde, em 1924 e Joseph Stálin assumiu o poder. Este agiu para colocar o país de volta nos eixos e comandou as tropas na 2ª Guerra Mundial, com bons resultados.

 

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.