O que fazer para melhorar a memória?

A rotina diária e excesso de informações do mundo de hoje deixa cada vez mais as pessoas estressadas, isso reflete na vida dos jovens e crianças. Cada vez mais as pessoas jovens reclamam de falta de memória para recordar de fatos importantes ou banais do cotidiano.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Algumas atividades rotineiras ajudam você a aumentar sua memória como: praticar leitura diária de livros, jornais e revistas; ter uma boa noite de sono, não adianta estressar sua cabeça que trará falhas na memória; brincar de jogos de cartas, tabuleiro, palavras cruzadas; ter contato social; alimentação equilibrada e saudável e praticar atividade física.

Para que você memorize algo é preciso que você passe por 4 etapas: atenção, compreensão, armazenamento e resgate. Logo a primeira etapa para memorizar é a atenção, está e normalmente o principal problema das pessoas mais jovens, a falta de atenção.

Para você prestar atenção é preciso se concentrar na atividade que está fazendo, por isso o primeiro passo e limpar seu ambiente de sons e poluição visual tendo como foco apenas a atividade. As pessoas que estudam ou trabalham em casa precisam ter um ambiente isolado sem barulhos externos e informações visuais que atrapalhem a concentração.

Já no caso da etapa da compreensão, a pessoa não apenas deve entender o que é dito. Compreender é muito mais difícil que decorar, por isso é preciso praticar a compreensão. Após prestar atenção e concentrar-se naquilo, você automaticamente armazenará. A última etapa é o resgate, quando é necessário que você lembre de algo na hora que precisava. Para que este resgate ocorra na hora que você precisa, faça associações, o nosso cérebro funciona melhor assim e recuperará a informação mais facilmente.

Algumas doenças como diabete, colesterol alto e hipertensão podem afetar a memória. O cigarro, álcool e outras drogas também.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.