O que esperar do seu emprego em 2013?

Com a chegada do novo ano, profissionais reveem suas funções e buscam novas oportunidades na carreira.

Um novo ano, e quem sabe, novas oportunidades dentro da mesma empresa como uma promoção ou um aumento de salário. Há também aqueles que estão buscando novas oportunidades no mercado de trabalho, um crescimento profissional onde seu currículo mais se encaixa e haja mais benefícios, ou quem sabe, um novo aprendizado.

Diversos motivos buscam o profissional a se ajustar melhor no mercado de trabalho, sendo na mesma ou em outra corporação onde exerce sua função. Mas, o que fazer em 2013 para que sua vaga esteja garantida?

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O tão desejado aumento de salário

Para muitos, o aumento de salário reflete na valorização e na maior ferramenta de motivação do funcionário, o que realmente funciona nos círculos profissionais. Quando o funcionário ganha um aumento, a maioria das empresas avaliam o merecimento e o lucro que ele está dando, da mesma forma avaliam se houve uma especialização na área e ainda um grande empenho em seu dia-a-dia.

Porém, antes mesmo de pensar em ganhar o aumento, o funcionário deve prestar atenção antes mesmo em sua conduta dentro da empresa. É necessário fazer algumas perguntas, entre elas:

· Se eu fosse meu gerente, eu me daria um aumento?

· Qual nota eu me daria em relação à função que exerço?

· Sou merecedor de um aumento?

A autoavaliação muitas vezes nos permite a reconhecer os pontos que tem que ser melhorado e se somos justos ao almejar o aumento do salário – tudo isso sem tirar o olho do valor do salário de mercado em relação com a função exercida. A pesquisa é muito importante para avaliar muitas vezes a colocação da empresa no mercado, e claro, englobar todas as informações para que seus ganhos rendam mais no ano que está por vir.

Quais as chances de ser promovido ou remanejado?

Como tudo depende do próprio profissional que faz sua rotina e seu cargo, a melhoria de função dentro de sua área ou setor da empresa vai contar sua trajetória na atual posição. Além das perguntas a se fazer para você mesmo que discutimos acima, ainda há a posição da corporação neste quesito. Depende muito da política da empresa, se eles realmente conseguem remanejar funcionários dentro do quadro do setor ou se eles preferem contratar novos, e ainda se você fazer por valer a vaga.

Para quem busca novas oportunidades, os números são positivos. De acordo como indicador anual sobre empregos da Fundação Getúlio Vargas, especificamente o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), os movimentos do mercado de trabalho em outubro de 2012 foi de 2,4%, e indica ainda que o mercado de trabalho brasileiro deverá permanecer aquecido nos próximos meses.

Já a pesquisa do site norte-americano Glassdoor, apontam algumas prioridades nas resoluções das suas carreiras no ano que está chegando. Logo depois da maioria almejar o aumento do salário (32%), outros 24% têm vontade de desenvolver habilidades de liderança. Veja a seguir a lista completa da pesquisa e os maiores objetivos dos profissionais para o ano de 2013 nos Estados Unidos:

· Aumento de salário: 32%
· Desenvolver habilidades de liderança: 24%
· Procurar um novo emprego: 23%
· Melhorar o desempenho: 21%
· Participar de treinamentos: 16%
· Desfrutar de todos os dias de férias: 13%
· Voltar a estudar: 12%
· Interagir mais com colegas de trabalho: 9%
· Agir para que o chefe seja demitido: 2%

Além disso, a pesquisa apontou ainda que jovens buscam mais o reconhecimento dentro da empresa do que aumento de salário – o último fator já se prende mais à idade e ao momento de vida que o profissional está passando, seja para aprender novas funções quanto garantirem autonomia no mercado de trabalho.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.