forbrukslån | forbrukslån | forbrukslånhjelpen

O que é o índice de massa corporal e como calculá-lo

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo feito baseando-se no peso e na altura de uma pessoa. Esse cálculo também pode ser chamado de Índice de Quetelet, que é o nome de seu inventor. Adolphe Quetelet descobriu o IMC entre 1830 e 1850.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A fórmula consiste em dividir o peso da pessoa por sua altura. O resultado é o próprio índice de massa corporal. Feito o cálculo, é preciso enquadrá-lo em um dos índices que significam:

Menor que 18,5: Magreza excessiva
18,6 – 24,9: Saudável
25 – 29,9: Sobrepeso
30 – 34,9: Obesidade grau I
35 – 39,9: Obesidade grau II (severa)
Maior que 40: Obesidade grau III (mórbida)

O cálculo, entretanto, apenas serve para se ter uma noção da quantidade de massa corporal de uma pessoa. Nem sempre os números correspondem à realidade. Por exemplo, os índices de crianças e adolescentes diferem de adultos pois, à medida em que envelhecemos, o índice de gordura corpórea tende a diminuir. É diferente, também, o índice entre meninas e meninos e mulheres e homens.

Outra limitação é que a massa corporal influi no peso e, portanto, no cálculo de IMC. Uma pessoa saudável e com muitos músculos poderá apresentar um índice que indicará, erroneamente, que ele está obeso.

Um índice mais preciso aquele que calcula a taxa de gordura corporal que envolve outros cálculos.

De qualquer forma, se você tem uma alimentação saudável e pratica exercícios, dificilmente apresentará um índice acima do regular. Se isso acontece, o melhor a fazer é rever seus hábitos.

Veja aqui uma calculadora de IMC.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.