O que é ética?

Saiba mais sobre os valores culturais e sociais que formam o conceito de ética nas suas mais vertentes: ética profissional, ética ambiental, ética política e ética social.

A ética é o ramo da filosofia que diz respeito aos assuntos morais, sendo que podemos dividir esse tema em ética moral, ética ambiental, ética política, ética social e ética profissional, para citar os principais. Ética e moral são dois fatores que andam juntos, sendo a moral o conjunto de leis e códigos determinados pela sociedade e a ética um estudo aprofundado da moral em cada uma das suas vertentes. Vale lembrar que os valores éticos mudam de acordo com a sociedade e com a época, além de sociedade para sociedade ainda que na mesma época. Para que se tenha um entendimento melhor dos campos da ética, segue abaixo um breve resumo sobre os principais tipos de ética.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Ética ambiental – a ética ambienta prega o cuidado com o meio ambiente. A ética ambiental está diretamente ligada ao senso de cuidado do planeta, estudado através da ecologia. A premissa da ética ambiental é a conscientização para o meio ambiente, preservando o planeta para gerações futuras.

Ética política – a ética política visa preservar os direitos individuais e coletivos dos políticos e da sociedade. A ética política, assim como a ética em geral, varia de sociedade em sociedade. Mas existe um ponto comum na ética política que prega a ideologia da igualdade econômica e da justiça social. Porém, é muito complicado identificar exemplos de ética na política, vendo que muitos políticos mentem, roubam e favorecem pequenos grupos isolados, assim como se apropriam de patrimônio público.

Ética social – a ética social priva pelo conhecimento dos deveres sociais de cada indivíduo perante a sociedade que vive. Podemos dizer que a ética social está atrelada ao bom senso, já que não existe uma cartilha de ética social.

Ética profissional – a ética profissional caracteriza-se pelo cumprimento de regras dentro do círculo profissional de um indivíduo. Na ética profissional publicitária, prega-se que não se deve levar informações de um cliente de uma agência para a outra, por exemplo. No caso de ética na medicina, existe a confidencialidade entre o paciente e o médico. No Direito, o advogado deve dar direito de defesa ao seu cliente, sendo ele culpado ou não. Em casos de serviços que são tabelados é considerado ético que seja cobrado estritamente o preço de tabela e nada mais além disto.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.