O que é Eclipse Lunar?

Você sabe o que é Eclipse Lunar? Caso não se recorde das explicações nos tempos da escola, preste atenção neste artigo, pois aqui falaremos um pouco sobre esse fenômeno que chama atenção da maioria das pessoas sempre que está prestes a surgir no céu.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

No último dia 15 de junho muitos admiraram diretamente da janela de suas casas algo extraordinário passando pela sombra da Terra – como um disco negro, cobrindo aos poucos a nossa Lua. O que geralmente ocorre quando ela está nas fases cheia ou nova, levando-a a entrar na zona de “umbra”, e ficando ali invisível pela sombra dentro de alguns minutos.

Consultando melhor quanto ao risco em visualizar um eclipse lunar, segundo Fernando Vieira, diretor de Astronomia da Fundação Planetário: “É um fenômeno muito bonito e fácil de ver a olho nu, não sendo necessário um telescópio ou qualquer tipo de equipamento, embora um binóculo possa ser uma boa opção.”

Para saber onde ele surge é fácil, basta prestar atenção onde o sol se põe, estando o leste às suas costas, sendo aí a apresentação, exatamente onde o Sol e a Lua nascem – ponto cardeal leste. Mostre ao seu filho, principalmente estando ele em fase escolar, quem sabe se interessa ainda mais pelas aulas de Ciências – algo que é muito importante!

Abaixo você poderá assistir a um vídeo do dia 15 de junho de 2011, onde o eclipse foi influenciado pelas nuvens de cinzas, causada pela erupção do vulcão chileno (Puyehue-Cordón Caulle), proporcionando à Lua um tom mais avermelhado, tudo bem diferente!

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.