O que é câncer de colo do útero

Um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, ele pode ser prevenido. Saiba como.

Estar ciente sobre o câncer de colo do útero nunca é o bastante. Isso porque esse tumor é o segundo de maior incidência entre as mulheres (o primeiro é o câncer de mama). No entanto, a doença pode ser evitada se houver consultas regulares com o ginecologista e se informar sobre medidas e proteção. Conheça mais sobre as formas de prevenção, cuidado e tratamento do câncer de colo do útero.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O que é

Assim como os demais tipos de câncer, ainda existem causas que não foram estudadas sobre o desenvolvimento de tumores no colo uterino. Porém, o vírus HPV (Human Papiloma Vírus, é um Doença Sexualmente Transmissível e é responsável por causar infecções nos tecidos da região íntima e nos órgãos reprodutores) está diretamente ligado à doença. Ele é encontrado em mais de 99% das células cancerígenas.

A principal forma de contaminação do vírus é através do ato sexual sem proteção. E assim como outros tipos de vírus, o HPV pode surgir silenciosamente. Segundo especialista, cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas já tiveram contato com o vírus. No entanto, uma minoria desenvolve a infecção, o que não significa que as incidências são baixas: aproximadamente 19 milhões de mulheres encontra alguma complicação relacionada ao vírus ao longo da vida.
Prevenção

– A melhor forma de prevenção do câncer de colo do útero é através de exames anuais de papanicolau, que é por onde se descobre a existência da doença.

– O uso do preservativo diminui consideravelmente as chances de contaminação pelo HPV, mas já existe uma vacina que agem contra os dois tipos mais comuns desse vírus. A vacina é aplicada em três doses e o indicado é que as garotas tomem entre 10 e 11 anos. Quanto mais demorar para a mulher se vacinar, menor será a chance de imunização. Entretanto, a vacina ainda não esta disponível na rede pública de saúde e custa, em média, R$ 400,00.

Outras informações importantes:

Existem mais de 200 tipos de HPV. As pesquisas revelam que cerca de 20 desses tipos apresentam grande risco de gerar o câncer de colo do útero.

Apesar de ser menos frequente, os homens não estão livres do vírus e podem sofrer as complicações causadas pelo HPV. Eles também podem tomar a vacina.

Dicas

– Quando começar a ter uma vida sexualmente ativa, toda mulher deve fazer exames periódicos e cuidar da saúde íntima.

– Se houver acompanhamento adequado, é possível realizar um diagnostico precoce e o câncer de colo do útero pode ter 100% de chance de cura.

– Se você tem entre 20 e 29 anos saiba que é nessa faixa etária que a incidência é mais frequente.

– O diagnostico é rápido, durante esse período, a lesão pode evoluir rapidamente, aumentando o risco de desenvolvimento de células cancerígenas – comum entre 45 e 49 anos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.