O primeiro Blogueiro Profissional ou Problogger do Brasil

Lendo o blog do Celso Júnior, mas específicamente a entrevista do Rafael Cardoso Jr., o Cardosinho, me deparo com uma polêmica levantada pelo mesmo, em que o primeiro Problogger brasileiro seria a Bruna Surfistinha. Mas não seria o Carlos Cardoso o 1º Problogger do Brasil? Aí que está a polêmica, e devido a isso resolvi fazer uma pequena pesquisa no histórico da internet para ver quem seria realmente o primeiro blogueiro profissional do Brasil.

Mas antes, vamos a definição do Bruno Alves do Brpoint do que seria Problogger:

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

“ProBlogger é a pessoa que se sustenta através do retorno gerado por um ou mais blogs.”

Opa, então realmente a Bruna Surfistinha é uma blogueira profissional, ela utilizou seu blog para se promover e consequentemente ganhar dinheiro.

E o Edney Souza do Interney, também seria um Problogger? Ele afirma que não, mas penso que sim, pois toda notoriedade que ele tem na internet se deve exclusivamente ao seu blog e seus conhecimentos de SEO. O que não temos dúvidas é que ele é o primeiro empresário da blogosfera brasileira.

Lembrei dos blogs eróticos, pornôs melhor dizendo, os donos não seriam também probloggers? Será que eles só postam aquelas fotos como hobby? Ah, mas a maioria não escreve nada ou quase nada, então não seria um problogger, mas blogs são feitos só de textos?

Bom, voltando a pesquisa do histórico, pesquisei o site Archive.org e vou colocando os links e explicando abaixo às minhas conclusões ou confusões:

http://www.brunasurfistinha.com
Consta no histórico que no dia 28 de outubro de 2005 houve uma atualização no domínio e o que era site passou a ser um blog. Confira: http://web.archive.org/web/*/http://brunasurfistinha.com

http://www.interney.net
No histórico consta que no dia 07 de abril de 2001 o Interney já era um blog, tá bem, um projeto de blog.
Confira: http://web.archive.org/web/*/http://interney.net

http://www.carloscardoso.com
Já neste domínio, consta que no dia 11 de dezembro de 2005, começa a ser utilizado uma plataforma de blog.
Confira: http://web.archive.org/web/*/http://carloscardoso.com

http://www.contraditorium.com
Veja que o Contraditorium já era blog no dia 12 de abril de 2006.
Confira: http://web.archive.org/web/*/http://www.contraditorium.com

Obs. Pesquisa baseada exclusivamente no site Archive.org, e não expressa a verdade absoluta.

Minha intenção é aumentar a polêmica do Cardosinho e “atiçar” um debate. Minha opinião é que realmente o Edney é o primeiro blogueiro profissional brasileiro, minha dúvida é quem seria o 2º.

Posso está enganado, mas enquanto não me prove o contrário, continuo com esta opinião. Apesar de pensar que dizer ser o primeiro não passa de puro marketing mas que não quer dizer nada.

Vamos lá, o que você acha sobre este assunto? Quem seria realmente o primeiro Problogger do Brasil?

Comente…

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

13 Comentários

  • […] O primeiro Blogueiro Profissional ou Problogger do Brasil […]

  • iaeee bruna surfistinha tudo bem com vc eu to lendo seu livroja to na pagina 103 to gostando muito beijos falo e nois a eu tenho 15 anos e to achando um masimo o seu livro…

  • O primeiro problogger eu não sei.

    Mas conheço gente que ganha dinheiro na web há muito tempo, sem usar blogs.

    Por exemplo, esse pessoal do ipanema.com deve faturar uns bons trocados; eles estão há anos na primeira página da google.com para "rio de janeiro", "rio", etc.

  • Olá Daniel, sim, eu entendi seu raciocínio, porém, se seguirmos a risca a definição de Problogger que o Bruno Alves fez, ela também se encaixa como uma Problogger.

    “ProBlogger é a pessoa que se sustenta através do retorno gerado por um ou mais blogs.”

    Não podemos negar que o blog da Bruna Surfistinha, trouxe retorno direto devido sua divulgação.

    Com certeza não é sua principal fonte de renda, mas escrever com intenção de divulgar algo ou se divulgar não a exclui de ser um problogger.

    O retorno é consequência do que escreve, para mim, blogueiro profissional, não precisa necessariamente ganhar dinheiro com o blog da maneira que você citou, mas sim escrever de uma maneira profissional, além de outra coisas é claro.

    O Edney a mesma coisa, pode ser que não seja a principal fonte de renda dele, mas isso não quer dizer que ele não seja um blogueiro profissional.

    obrigado pelo comentário.

  • A Bruna Surfistinha não se sustenta com o blog. Ela seria Problogger se parasse de divulgar e vender seu livro, fazendo os "bicos" que ela faz na mídia, etc. Aí, sim. O dia que ela tirar do BLOG (leia-se vendendo mídia, links patrocinados, comissões por vendas em sites de parceiros) será probloggeira.

    O Edney, segundo afirma, é empresário. Não têm como principal fonte de renda os meios supra-citados.

    Assim como a Rosanna Hermann tem um potencial ENORME de ser probloggeira e ganhar umas bufunfas com o blog dela que é lido (queridoleitor.zip.net), não é sua principal fonte de renda. Ora, não é probloggeira.

  • Uma coisa eu, não fui o primeiro. 😀

    Agora acredito que já teve mais gente blogando bem antes do Cardoso. O Edney começou como blogueiro e hoje é empresário.

  • Olá Bruno,

    Então você afirma que já haviam blogueiros profissionais antes do Cardoso, correto? Ele não é o primeiro então…

    O Edney é um empresário da comunidade blogueira, mas ele escreve da mesma forma que um problogger, e empresário também é um profissional.

    obrigado pelo comentário…

  • A Bruna Surfistinha ganhou através do blog, não com o blog.

    Por isso, ficaria fora.

    O Edney está mais para empresário do que para problogger.

    Acredito, sim que já existiam probloggers no Brasil, antes do Cardoso, mas vamos dizer que ele criou a classificação :D.

    Abraço

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.