O Monte Rushmore

Mount Rushmore National Memorial é uma escultura entalhada no rosto do granito do Monte Rushmore, perto de Keystone, Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Esculpida por Gutzon Borglum e mais tarde por seu filho Lincoln Borglum, o Monte Rushmore possui 18m de altura e as esculturas das cabeças dos ex-presidentes dos Estados Unidos (em ordem da esquerda para a direita) George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. O memorial cobre uma área de 5,17 km² e está a 1.745m acima do nível do mar.

Ao historiador Doane Robinson, da Dakota o Sul, é creditada a idéia de esculpir as faces de pessoas famosas na região de Black Hills, de Dakota, a fim de promover o turismo na região. Idéia inicial de Robinson foi a de esculpir no Needles, uma região com grandes rochas, como o Rushmore, no entanto, Gutzon Borglum rejeitou o sítio de Needles e escolheu o Rushmore Mount. Borglum também decidiu que a escultura devia ter um enfoque mais nacional, e escolheu os quatro presidentes cujas semelhanças seriam escavadas na montanha.

Depois de garantir o financiamento federal, a construção do memorial começou em 1927, e os rostos dos presidentes foram concluídos entre 1934 e 1939. Após a morte de Gutzon Borglum, em março de 1941, seu filho Lincoln Borglum assumiu a construção. Embora o conceito inicial da empreitada fosse representar cada presidente da cabeça à cintura, a falta de financiamento de construção forçou o término em Outubro de 1941.

Os EUA National Park Service assumiu o controle do memorial em 1933, quando ainda estava em construção e gerencia o memorial para os dias atuais. Ela atrai cerca de dois milhões de pessoas anualmente.

A seguir, um pequeno documentário sobre o Monte Rushmore.

Relacionados