O maior museu do mundo

Localizado no Palácio do Louvre, o Museu do Louvre, é sem dúvida, um dos mais conhecidos ao redor do mundo, e o maior deles. Atualmente o pátio central do museu contém uma pirâmide de vidro, que funciona como parte inicial do Eixo Histórico. Em 2011 foram cerca de 8,8 milhões de visitas.

O Palácio

Desde 1190, quando foi iniciado, com o nome de Castelo do Louvre, o Palácio do Louvre vem sofrendo modificações com frequência. Já passou por vários reis, defendeu Paris de Vikings, foi fortaleza militar na época medieval e passou por diversas construções até tornar-se o palácio que se mostra hoje.

Vários novos espaços ficaram disponíveis através do projeto Grand Louvre. O então presidente François Mitterrand modificou alguns locais de funcionamento governamental, deixando grandes áreas para as exposições. Esta consta como uma das mas importantes modificações no museu, ao lado da construção da pirâmide de vidro, projetada pelo arquiteto chinês I. M. Pei. Atualmente a pirâmide está no centro do palácio, onde é também a entrada principal. O museu foi reaberto em 1989, com modificações significativas.

O museu

Entre os anos de 1750 e 1785 obras de arte vindas das coleções reais eram exibidas no Palácio de Luxemburgo, em locais específicos. Pela boa aceitação do público, o Marquês de Marigny, que ocupava um cargo importante na admistração dos edifícios reais, juntamente com o Conde de Angiviller, começou um projeto para transformar o Palácio do Louvre num museu completo. Em 1791 este projeto virou lei, por ordem da Assembleia Revolucionária. De acordo com ela, o palácio se tornaria o lugar onde as ciências e as artes seriam arquivadas para o público.

Em agosto de 1793 o Museu Central das Artes, como foi chamado inicialmente, foi aberto. O público podia visitar as obras gratuitamente aos fins de semana. Durante a semana os artistas observavam e estudavam as artes ali expostas. Com o tempo outros locais do palácio foram abertos para exibições e deposição de obras.

As obras

A história do Louvre não resume-se a pinturas e esculturas. Ao todo são cerca de 380 mil arquivos, e 35 mil obras de arte expostas de modo permanente. A cultura e a história da civilização oriental e ocidental somam 8 mil anos arquivados no maior museu do mundo.

Entre as principais obras disponíveis no Museu do Louvre estão a famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, Vénus de Milo, escultura da antiguidade, além da Vitória de Samotrácia. Além de apresentar obrar de diversos artistas conhecidos, o Museu do Louvre ainda contém em seu acervo antigos objetos egípcios, greco-romanos e europeus.