O fiorde de Geiranger

O fiorde de Geiranger é um fiorde, que é um golfo estreito e profundo, encontrado especialmente na Escandinávia, com montanhas escarpadas que se erguem da água e com cascatas a cair de grandes alturas. No entanto, também se encontram fiordes mais abertos, nos quais as ricas terras agrícolas e as pescas ajudaram a estabelecer povoados mais prósperos. Está localizado em Sunnmore, na região de More og Romsdal, condado da Noruega, situado exatamente no Município de Stranda. Tem 15 Km de extensão e o título de fiorde mais bonito do mundo por causa das enormes e lindas montanhas que acompanham essa extensão . A pequena vila de Geiranger está localizado no final do fiorde, onde o rio deságua.

A página do fiorde é um dos sites mais visitados, e uma das atrações turísticas da Noruega mais importantes, e foi classificado como Património Mundial pela UNESCO, em conjunto com Nærøyfjord (outra bela localidade norueguesa, certamente tema de outro post) no ano de 2005. Entretanto esse status está agora ameaçada pelos planos de se construir linhas de energia em todo o fiorde.

Ao longo dos lados do golfo há um número grande de fazendas abandonadas, acessíveis somente por barco.

Há lugares em que floridos pomares se encontram com montanhas cobertas de neve. Em Geiranger tudo depende do clima, e pode-se ter a sorte de se estar lá em um dia lindo e ensolarado. Mon­ta­nhas ver­des, algu­mas com picos man­cha­dos de neve, mui­tas cas­ca­tas, peque­nas povo­a­ções e algu­mas casas per­di­das no meio da vegetação. Uma paisagem realmente muito rara.

A seguir, assista a um vídeos com imagens de Geirager, feitas em um helicóptero.