O ENEM está chegando

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando. Nos dias 24 e 25 de outubro, os candidatos farão as provas. No primeiro dia de exame, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4h30. No segundo dia, é a vez de Linguagens (Português e Língua Estrangeira), Matemática e Redação (5h30).

É preciso estar atento. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h30, de acordo com o horário oficial de Brasília. O horário de verão começa no dia 18.10; portanto, os Estados que não adotam o avanço de horário (regiões Norte e Nordeste) realizarão as provas mais cedo.

Acre, Amapá, Amazonas e Roraima já têm o relógio atrasado em uma hora, em função do fuso horário. Portanto, para as provas do ENEM, é preciso avançar o relógio em duas horas. Para o noroeste do Mato Grosso, o avanço é de uma hora. Em contrapartida, em Fernando de Noronha (fuso horário +1 em relação ao horário oficial), o início das provas fica igual.

Todos os institutos federais de educação superior e parte das universidades estaduais utilizam as notas do ENEM para a seleção de novos alunos. Nas universidades federais, com exceção das provas de habilidades específicas (exigidas nas seleções para cursos como Arquitetura, Educação Física e Música, por exemplo), as vagas são preenchidas apenas através do ENEM. Portanto, é preciso ter muita atenção na hora de responder às questões.

Dicas para o ENEM

Em 2014, 29% dos candidatos inscritos para o ENEM não compareceram para as provas ou chegaram atrasados. Isto causou um prejuízo financeiro de mais de R$ 100 milhões para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame.

Isto sem contar o prejuízo para os estudantes que não conseguiram chegar a tempo para o ENEM – e isto custa pelo menos mais um ano de estudos pré-vestibulares. Desta forma, a primeira dica é não faltar nem se atrasar.

Para garantir, os estudantes precisam fazer o trajeto de casa para o local em que as provas serão aplicadas, calcular o tempo gasto e dar uma “folga” – o precavido morreu de velho, como diz o ditado. Não conte com caronas (a não ser de pai ou mãe). Os amigos podem sofrer os mesmos imprevistos que você.

Para realizar as provas, é necessário portar um documento com foto. Pode ser a carteira de identidade, CNH, identidade funcional de órgãos públicos, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Forças Armadas ou documento expedido pelo Ministério das Relações Exteriores (para estrangeiros) ou carteira de trabalho emitida depois de 1997.

Em caso de perda ou roubo, os candidatos devem apresentar cópia autenticada do boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes do primeiro dia de provas.

Os candidatos só podem fazer as provas com caneta esferográfica preta (o corpo da caneta precisa ser transparente). Vale a pena levar outra caneta, de reserva. O uso de caneta de outra cor (as mais comuns são as azuis) pode comprometer a leitura ótica do cartão de respostas.

Provas especiais

Candidatos portadores de deficiência (deficiência física, auditiva, visual e intelectual) puderam solicitar provas especiais durante o período de inscrições. O atendimento do ENEM engloba ainda casos de surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia, além de outras condições especiais.

Desde que tenha solicitado na inscrição, os candidatos podem fazer a prova em braile (além de provas ampliadas e superampliadas), contar com tradutor de Libras (linguagem brasileira de sinais), auxílio para leitura e transcrição, salas de fácil acesso e salas para amamentação.

Religiosos que guardam o sábado, como judeus ortodoxos e adventistas do sétimo dia, poderão realizar as provas do primeiro dia às 19h. para tanto, porém, eles deverão estar presentes às 12h (horário de Brasília), como os demais candidatos.

O caderno de questões

Não adianta tentar “colar” as respostas do colega/ adversário ao lado. Nas últimas edições, o ENEM aplicou nada menos que oito provas diferentes. Gráficas, no entanto, por melhores que sejam, sempre apresentam problemas: assim, é importante verificar primeiramente se o caderno está completo, com as 90 questões (exceto na prova de língua estrangeira, com dez ou 15 testes).

O cartão de respostas, por outro lado, é um só para todos os candidatos. Não se esqueça de identificar a cor do caderno respondido (azul, amarelo, branco, rosa, amarelo e cinza – o caderno azul e o rosa possuem numeração “1” e “2”). As marcações assinaladas no caderno de questões (bem como as folhas de anotações) não são consideradas na correção das provas.

Língua estrangeira

No momento da inscrição no ENEM, os candidatos podem optar entre inglês e espanhol para a prova de língua estrangeira. Esta opção pôde ser alterada durante todo o período de inscrição para os exames (assim como a necessidade de assistência especial). No momento da prova, porém, não é possível trocar o inglês pelo espanhol e vice-versa.

A prova consiste em apenas cinco questões. Em caso de dúvida, o participante precisa conferir o cartão de inscrição, para não responder às questões de um idioma, tendo optado pelo outro.

A redação

É uma das provas mais temidas pelos candidatos, mas não é necessário ter tanto medo. Quem se preparou lendo e escrevendo durante o ano certamente se dará bem na prova de 25.10.

É importante lembrar que a prova de redação do ENEM pede um texto dissertativo e argumentativo. Assim, ficam de fora os meros textos de narrações ou descrições. Em uma redação dissertativa-argumentativa (portanto, necessariamente opinativa), espera-se que haja uma introdução, desenvolvimento, conclusão e, claro, a apresentação e defesa de uma tese.

Além de desenvolver um texto que não seja dissertativo-argumentativo, um dos principais motivos para levar um zero na redação é fugir do tema proposto.

Outros motivos para um “zero redondo” são: escrever menos de sete linhas (o máximo é de 30 linhas); desenhar na folha da prova; usar palavrões no texto; redigir parte do texto sem conexão com a proposta (alguns candidatos já incluíram receitas culinárias e hinos de clubes de futebol para “encher linguiça”) e desrespeitar os direitos humanos: discursos de ódio não são aceitos pelo ENEM.

Motivos de eliminação

O principal motivo que pode eliminá-lo do ENEM é a comunicação ou consulta por qualquer meio, tais como chamadas telefônicas por celular ou entradas em redes sociais. Alguns candidatos, em outras edições, foram eliminados apenas por postar fotos da prova ou da sala em que estavam realizando os exames.

Também é motivo para ser eliminado: portar lápis, lapiseiras, canetas com corpo não transparente, borrachas, livros de qualquer tipo, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, pen drives, MP3, gravadores, etc.). Relógios, transmissores de dados e gravadores de áudio e vídeo também não são permitidos.

Usar óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros e similares também não são permitidos. Deixar a sala de provas antes de decorridos duas horas do exame elimina o candidato. por último, como é obvio, receber informações privilegiadas de qualquer membro da organização ou aplicação do ENEM determina a eliminação (e é crime).

Os resultados do ENEM

O gabarito oficial das provas objetivas do ENEM será publicado em até três dias depois da realização das últimas provas, no site www.enem.inep.gov.br (página /resultados-do-enem.html). Na prática, porém, os resultados são divulgados na internet e em jornais impressos muito antes disto.

Os participantes podem acessar os seus resultados individuais, inclusive os obtidos na redação, no site especial do ENEM, mas a data ainda não foi divulgada. Em geral, os resultados são apresentados em dez dias da aplicação das provas.