O Costão do Santinho

O resort Costão do Santinho fica na ilha de Santa Catarina, que se liga ao continente pela Ponte Hercílio Luz, entre o Estado e sua capital, Florianópolis. A área em que o hotel está instalado é de preservação ambiental e os atrativos naturais são o principal motivo da procura pelos turistas.

No entanto, existem também razões culturais para conhecer o local. No morro das Aranhas, é possível observar pinturas rupestres feitas há cinco mil anos, pelo povo Sambaqui. É um museu arqueológico ao ar livre. O Costão do Santinho também foi habitado por índios da nação Carijó (por volta de 1500), que desenvolveram a agricultura, a cerâmica pintada e a pesca. 200 anos depois, colonos das ilhas dos Açores e da Madeira instalaram-se, fundaram vilas, construíram escolas e igrejas, e até hoje a influência açoriana é muito presente na cultura, culinária e até no sotaque.

O Costão do Santinho reúne cinco restaurantes e três bares, em que as melhores opções são os pratos à base de frutos do mar, mas o churrasco do Sul, e a culinária italiana e francesa não deve ser desprezada. Quem visita a ilha precisa reservar um dia para cada alimento.

É preciso muito pique para desfrutar todas as atividades disponibilizadas pelo Costão do Santinho. São praias fantásticas, inclusive para a prática de surfe, trilhas pela mata Atlântica, quadras para a prática de diversos esportes, como basquete, vôlei, futsal e tênis, esportes radicais, como kite surf, rapel e tirolesa, além das atividades aquáticas: remo, natação e a “ponte do rio que cai”.

Para crianças de até 11 anos, monitores desenvolvem atividades durante o dia todo, inclusive acompanhando nas refeições, para deixar os pais liberados para curtir as férias. Mesmo se chover, o hotel tem acomodações para jogos de salão, tênis de mesa e até uma oficina de artesanato.

O Costão, no entanto, também proporciona momentos de relax: hidroterapia, massagem, sauna, tratamentos de pele – como peelings faciais e corporais – e tratamentos especiais, como os rituais “chocolate”, para modelagem do corpo, “Cleópatra”, com banhos de leite e aromas e especiais e “romântico”, tratamentos simultâneos para casais apaixonados.

As acomodações também impressionam. Os hóspedes podem ocupar “casas de vila”, em estilo açoriano, standard e superior (que chegam a mais de 200 metros quadrados) ou ficar nas suítes da Ala Internacional. São quatro opções; Júnior, Master, Luxo e Imperial. As diárias mais baratas saem por cerca de R$ 700, para um casal.

O resort é ocupado durante o ano todo. Costão do Santinho tem equipamentos para a realização de convenções e outros eventos corporativos. Os administradores garantem que é a maior estrutura para treinamentos e reuniões à beira-mar do Brasil.

Confira as fotos do Costão do Santinho: