O Brasil nas Olimpíadas de Londres 2012

Em 2004, nos Jogos de Atenas, obtivemos nosso melhor desempenho em uma Olimpíada: cinco medalhas de ouro. Será que bateremos o recorde em Londres?

Apesar de algumas frustrações, o Brasil vai tendo um bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ao menos se compararmos com o que fizemos em Olimpíadas anteriores. Já temos duas medalhas de ouro, estamos em duas finais garantidas (uma no vôlei de praia e o outra no futebol masculino) e temos chances reais de chegar ainda no vôlei de quadra (tanto com os homens quanto com as mulheres) e no boxe, fora outras eventuais surpresas.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Nosso melhor desempenho até agora foi na edição de 2004, disputada em Atenas: foram cinco medalhas de ouro, duas de prata e três bronze, 10 no total. Até agora, em Londres, já temos oito, mas o que conta para fins de classificação final são mesmo as douradas. Alcançamos, há oito anos atrás, o 16º lugar na classificação geral. Na atual, ocupamos o 22º posto.

Em número absoluto de medalhas, as edições de Atlanta (1996) e Pequim (2008) foram as mais prolíficas: nestas edições, o Brasil conquistou 15 medalhas – o que é difícil superar em Londres, mas provável no Rio de Janeiro, em 2016, já que estaremos presentes em todas as modalidades, por sermos o país sede.

O discurso de que o esporte precisa ser mais fomentado no país é extremamente válido, mas também é fato que nosso desempenho olímpico cresceu muito nas últimas duas décadas. Das 22 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil na história dos Jogos Olímpicos, 13 vieram de 1996 para cá. No total, temos 99 medalhas (outras 26 de prata e 51 de bronze compõem nosso quadro), sendo 60 conquistadas nos últimos 16 anos.

Abaixo, o desempenho brasileiro de Anutérpia (1920) até esta terça, transcorridos 11 dos 15 dias dos Jogos de Londres.

*Resultados até 07/08/2012.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.