O Atol de Bikini

O Atol de Bikini está localizado no oceano pacífico. O atol é composto por um conjunto de ilhas que rodeiam uma lagoa, e fazem parte das Ilhas Marshal. Um paraíso terrestre, mais conhecido pelos testes nucleares que ocorreram em 1964. No fim da segunda guerra o local foi foi escolhido para fazer parte de um programa de testes nucleares, conduzidos pelos EUA. Os habitantes das ilhas foram retirados das ilhas e realocados em outro atol. Os testes tornaram o atol inabitável durante algum tempo e os detritos radioativos chegaram a afetar a vida de australianos e japoneses.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O atol mantém uma grande diversidade de corais, e junto de suas águas azuis compõe uma lugar fantástico! Supõe-se que a rápida recuperação do atol se deve ao isolamento que a que foi submetida Bikini. Os habitantes puderam voltar depois de 4 anos, mas não puderam permanecer, pois os níveis de estrôncio 90 em seus organismo estava muito alto (isso rendeu muitos processos aos EUA!). Assim, a região ficou desabitada durante quase 50 anos, podendo se desenvolver naturalmente.

Porém ainda se teme que seja perigoso habitar o atol.Os americanos ainda tentaram limpar a ilha, tirando 16 polegadas de solo contaminado, entretanto o entulho gerado não poderia ser descartado, tornando todo o processo mais dispendioso ainda.

A cratera que se abriu com a explosão da bomba atômica se tornou reduto de uma intensa diversidade de espécies de animais marinhos e corais. Cientistas se impressionaram ao encontrar a cratera e ver como a natureza se restabeleceu sozinha, contrariando expectativas desanimadoras, visto os níveis de radiação deixados pela bomba estarem altíssimos àquela época.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

  • A foto que o blog diz ser de uma cratera resultante da explosão da bomba, na verdade é uma cratera conhecida como buraco azul de belize ou blue hole, e nada tem a ver com explosão nuclear, sua formação se deu provavelmente durante a última era glacial, quando os níveis dos oceanos eram menores, essas formações foram provocadas provavelmente pela erosão da chuva e o intemperismo químico comum em todos os terrenos ricos em calcário, as formações foram submersas no final da idade do gelo.

  • pois é toda açao tem uma reaçao,o que levou a usa, fazer esse teste,infatizando que seria, intimidatório?,onde mais de sem mil pessoas foran mortas,recebendo uma injusta puniçao por simplismente,seren inocentes,onde ninguém fôra condenado até hoje. é lamentável.

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.