O Ano Novo Chinês

O Ano Novo Chinês é uma comemoração comum da chegada do Ano Novo em países orientais, como China e Japão.

Na China e em alguns outros países orientais, bem como em países que receberam imigração de japoneses, chineses ou outros povos asiáticos, comemora-se, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, a chegada do Ano Novo. A data ficou conhecida como “Ano Novo Chinês”.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Neste ano de 2013, a data cai no dia 10 de fevereiro. O Ano Novo Chinês esse ano (2013 para os ocidentais) vai ser o ano da Serpente, um dos signos do horóscopo chinês. De acordo com o calendário lunar seguido pelos chineses, já estamos no ano 4711. O nosso calendário oficial é o cristão, ou gregoriano, já que foi estabelecido por um papa chamado Gregório XIII. Esse calendário é usado como referência no mundo todo para demarcar um ano civil e facilitar as relações entre os países. O primeiro ano desse calendário é considerado o ano de nascimento de Jesus Cristo, e por isso estamos ainda no ano de 2013 (há 2013 anos Jesus Cristo nasceu. Usamos as siglas a.C. – antes de Cristo – para demonstrar fatos que aconteceram antes do nascimento de Jesus, por exemplo: a monarquia romana durou entre 753 a.C. e 509 a. C. Para os acontecimentos que aconteceram depois do nascimento de Cristo, pode-se usar a sigla d.C.).

A astrologia chinesa também é diferente da usada na maioria dos países ocidentais; ao invés de haver 12 signos que regem cada etapa do ano (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes), para os chineses há apenas um signo que vale durante o ano todo, então, quem nascer em 2013 terá o signo Serpente. Pessoas que nasceram anos antes e que também são desse signo podem considerar 2013 (ou 4711) como um ano de sorte. Os signos chineses são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco. Essa é a ordem que determina os signos, portanto, se 2013 (ou 4711) é o ano da Serpente, 2012 (4710) foi o ano do Dragão, e 2014 (4712) será o ano do Cavalo.

Ao contrário do que acontece na maior parte do mundo, em que o Ano Novo é comemorado na noite do último dia de dezembro, muitos países asiáticos não seguem o calendário cristão, e sim o calendário lunar, por isso o ano novo cai no dia em começa a primavera (a primavera do Oriente e não a nossa, que geralmente começa em setembro). O início da primavera oriental não é fixo, ou seja, a cada ano cai em um dia diferente, mas sempre entre os últimos dias de janeiro e os primeiros dias de fevereiro.

O Ano Novo Chinês é comemorado não apenas no primeiro, o dia “oficial”, quando a primavera começa, mas se estende por 15 dias. Durante esses 15 dias a população põe em prática vários costumes que acreditam trazer sorte e prosperidade para o novo ano. Assim como no Brasil, esses costumes envolvem simpatias e superstições, que vão desde a cor da roupa a se usar na noite da “virada” de ano, até a comida mais indicada para a ceia.

Quanto à roupa, as cores mais usadas são o vermelho, amarelo e roxo. Na véspera do Ano Novo Chinês as pessoas costumam fazer uma limpeza geral, da casa, do guarda-roupa e das dívidas! Tudo é deixado certo e arrumado para que o novo ano comece em ordem. Para comer, eles costumam preparar peixes, que simbolizam o dinheiro, preparam também pratos com arroz para terem prosperidade, comem o macarrão talharim, pois creem que ele traz longevidade, e comem frutas, como a tangerina, que acreditam dar sorte.

O vermelho é a principal cor do Ano Novo Chinês, e as pessoas costumam pendurar na porta de entrada de suas casas lanternas vermelhas, que só são retiradas quinze dias depois. Elas usam também papéis vermelhos sobre os quais escrevem, com caneta ou tinta preta, desejos para o novo ano; os desejos devem ser positivos e comunitários, não podem ser egoístas, deve-se pensar no bem de todos. Esses papéis também ficam pendurados, geralmente, na entrada das casas. O vermelho é ainda usado em envelopes com dinheiro. Um membro da família, geralmente o patriarca ou a matriarca, distribui envelopes vermelhos com uma certa quantia de dinheiro dentro; mas seus parentes só devem abrir o envelope e usar o dinheiro que está dentro após a virada do ano.

Outra tradição do Ano Novo Chinês, que se espalhou pelo mundo todo, são os fogos de artifício. Na China e nos outros países asiáticos que comemoram o Ano Novo Chinês, esses fogos são soltos durante a noite de ano novo pois as pessoas acreditam que eles servem para afugentar os maus espíritos.

Ano Novo Chinês no Brasil

O Brasil recebeu muitos imigrantes japoneses na época da Segunda Guerra Mundial, e mais recentemente, recebe muitos chineses que costumam trabalhar como comerciantes, trazendo produtos de seu país que são vendidos bem baratos por aqui. A grande maioria desses imigrantes se encontra na região sudeste, e em algumas cidades onde as colônias desses povos são grandes, acontece a comemoração do Ano Novo Chinês.

Em São Paulo, o conhecido bairro da Liberdade é onde acontecem as comemorações. La é possível acompanhar apresentações de costumes e danças típicas, como por exemplo, a dança do dragão, que acontece no último dia de comemoração do Ano Novo Chinês e é demonstrada, aqui no Brasil, durante o fim de semana em que o evento é comemorado na Liberdade.

Esse ano o evento acontece dia 2 e 3 de fevereiro. Visitando o bairro em São Paulo, é possível ainda comprar produtos e comidas típicas dos países asiáticos. Na época do Ano Novo Chinês, várias lojas e barraquinhas são montadas e os visitantes podem adquirir luminárias vermelhas, como as que são penduradas na China para atrair sorte, ou escrever desejos em tiras de papel vermelho e pendurá-las pelo bairro.

Já no Rio de Janeiro, é possível acompanhar as comemorações do Ano Novo Chinês em bairros como Tijuca e Santa Cruz, onde há colônias orientais. Na região conhecida como Vista Chinesa também acontecem comemorações especiais durante essa época.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.