Notebook Pavilion G4-114BR, economia x desempenho

Notebook Pavilion G4-114BR: Preço baixo como principal atrativo.

O mercado de notebooks de 14” atuais tem como padrão computadores com configurações medianas, mas que atendam as necessidades do usuário comum. Mas como toda regra, existem suas exceções, e o notebook Pavilion G4 é um delas. Dono de uma configuração extremamente fraca, ele aposta no baixo preço para conquistar o usuário, agora resta saber se a economia vale o baixo desempenho.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Começando pelo processador, o notebook G4 conta com o AMD E-350, com 1,6 GHz de clock. Trata-se de um chip muito utilizado em mini PCs ou netbooks, não só devido à baixa frequência de operação, mas à falta de memória cache L3, característica dos processadores da AMD, o que acaba prejudicando a fluidez do sistema. A principal característica desse chip é sua economia energética, mas fica longe da maioria dos demais processadores dos notebooks de 14”.

Nem tudo são críticas a respeito do E-350, um ponto forte é sua integração entre a CPU e a GPU, com nome APU dado pela AMD. Dessa forma, o processamento gráfico tem clock de 492MHz, contando com suporte de 80 shaders Radeon, tendo como resultado um desempenho gráfico acima do esperado. O conjunto é capaz de rodar diversos jogos e suporta DirectX 11,item ausente em processadores Sandy Bridge Intel. Mesmo assim, a presença de uma placa de vídeo dedicada faria o trabalho com louvor.

A memória RAM do G4 é escassa, com apenas 3 GB. A princípio não parece um número baixo, mas quando pensamos que o processamento gráfico se utiliza de parte dessa memória, percebemos o quanto é pouco. Piorando ainda mais esse quadro, o E-350 conta apenas com um canal de memória e frequência máxima de 1066 GHz. Em contrapartida, o armazenamento interno é mediano, com 500 GB a 7200 RPM.

O G4 se mostra acima dos netbooks no quesito conectividade, contando com três USB 2.0, uma ethernet, um slot para cartões SD e MMC, uma HDMI, uma D-Sub e um drive ótico DVD-RW. Além de Wi-Fi e Bluetooth para as conexões sem fio.

O Pavilion G4-114BR é muito inferior a notebooks concorrentes, mas figura no mercado de netbooks com a vantagem de uma tela maior e um drive ótico. Seu preço sugerido é de R$1.529.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.