Nota fiscal eletrônica – Como emitir

Diversos serviços estão disponíveis através da Internet. Entre eles, um dos mais procurados é a emissão da Nota Fical Eletrônica. Se você é interessado em utilizar a NF mas tem dúvidas com relação ao processo, confira abaixo um tutorial simples de como simples de como emitir a nota fiscal eletrônica.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Para aqueles que desconhecem a utilidade deste serviço, considera-se uma Nota Fiscal eletrônica (NF) o documento emitido e armazenado eletronicamente, existindo de maneira exclusivamente digital, com o intuito de documentar operações e prestações, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pela administração tributária da unidade federada do contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador.

O processo para se emitir uma nota fiscal eletrônica é simples, apesar de ser necessário tomar muito cuidado devido a questões de segurança exigidas ao longo da tarefa. Confira abaixo um passo a passo simples de como efetuar a emissão de uma nota fiscal eletrônica:

Passo 1: Adquirir um certificado digital – Para que a Nota Fiscal Eletrônica tenha validade junto a Secretaria da Fazenda, ele deve ser “assinado eletronicamente”, que serve como uma garantia de autenticidade do arquivo eletrônico da nota fiscal.

Existem duas opções para isso, NF-e ou e-CNPJ, sendo que o Certificado NF-e pode ser emitido em nome de um funcionário, assim ele ficará restrito apenas a emissão de nota fiscal, não terá acesso aos demais dados da empresa. Já o certificado digital e-CNPJ só pode ser emitido em nome do responsável legal pela empresa.

A maneira mais simples de conseguir o seu certificado digital é entrar em contato diretamente com a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal, e conversar com o responsável pela emissão de Certificados/Identidades Digitais, explicando do que se trata a situação e ele vai lhe explicar como proceder. Para ver as agências habilitadas no serviço, consulte o site.

Passo 2: Credenciamento junto à Secretaria da Fazenda – Também será necessário a realização do credenciamento junto com a Secretaria da Fazenda do seu estado. Isso pode ser feito diretamente pela internet através do Site do SEFAZ de seu estado para efetuar o serviço. Lembre-se apenas de escolher a modalidade de credenciamento como “Em homologação”, significando que ainda não serão enviadas notas oficialmente, e sim em modo de teste.

Passo 3: Instalando o módulo de NF-e no Sistema Gestor – Uma vez efetuado o cadastro junto ao SEFAZ e tendo o certificado digital, basta realizar o download do emissor de Nota Fiscal Eletrônica no site do ministério da fazenda, diretamente no link.

Para maiores informações a respeito da nota fiscal eletrônica, juntamente com respostas para as perguntas mais frequentes, o ministério da fazenda desenvolveu esse portal para orientar a todos a respeito do serviço, não deixe de consultar e ver as aplicações que podem ser dadas para a nota fiscal eletrônica.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

  • gostaria de saber como proceder para emitir uma nota fiscal de autónomo , pois preciso da mesma para passar a empresa, a qual presto serviço, alguem pode me ajudar?

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.