Nemo 33, Bélgica – A piscina mais funda do mundo

A piscina Nemo 33, localizada nas proximidades de Bruxelas, Bélgica, tem incríveis 33 metros. Ela é utilizada principalmente em mergulhos de treinamento de bombeiros, policiais, filmagens cinematográficas e mergulhos turísticos.

Inaugurada em 2004, a Nemo 33 foi idealizada pelo Engenheiro Civil John Beernaerts, amante de mergulhos. Após muito estudo e vários esboços, a piscina finalmente ficou pronta, custando no total um equivalente a 11 milhões de reais. Até hoje não foi registrado acidente algum e 100 mil pessoas tiveram lá seu primeiro mergulho.
Os preços para aproveitar essa piscina variam: Uma hora de mergulho, com instrutor custa 45 euros (108 reais). Mergulho de duas horas e meia custa 90 euros (215 reais), neste último o mergulhador recebe um certificado no final.

Em San Afonso Del Mar, no Chile, existe uma piscina maior que a Nemo 33. Ela tem 35 metros de profundidade, mas a água é salgada, enquanto a água da Nemo é doce e potável.

Hora do Banho

A Nemo possui 5 níveis, e um terraço, que é bar e restaurante, para os visitantes que não querem se molhar. Além de apreciar os pratos de 14 euros (33 reais), eles ainda podem assistir os mergulhadores, através de janelas de vidro.

1. O primeiro nível é a parte mais rasa, com 1,3 metro de profundidade e 20×4 metros na superfície. Apenas a partir de doze anos é permitido entrar na piscina.

2. Um degrau leva ao nível 2. A profundidade chega a 2,5 metros e serve para nadar tranquilamente, sem muita estripulia.

3. O nível 3 tem 5 metros de profundidade e 8 metros de lado, fica num local centralizado e é onde acontecem os batismos (primeiro mergulho de iniciantes).

4. A 10 metros de profundidade está o nível 4, que dá acesso a cavernas com ar. Esses espaços são usadas para mergulhadores profissionais conversarem e para instrutores auxiliarem seus iniciantes.

5. Um poço de 6,05 metros de diâmetro é o nível 5. Quem passou por todos os outros, já pode mergulhar no restante dos 33 metros da Nemo, e receber seu certificado no fim de tudo.