Nebulosas, imagens do universo

Uma nebulosa é uma nuvem interestelar de poeira, hidrogênio, hélio ou outros gases ionizados. Originalmente, a nebulosa era um nome genérico para qualquer objeto astronômico, incluindo galáxias além da Via Láctea (alguns exemplos do velho uso sobreviveram, por exemplo, a Galáxia de Andrômeda foi referida como a Nebulosa de Andrômeda antes das galáxias serem descobertas por Edwin Hubble).

Nebulosas são muitas vezes regiões de formação estelar, como a Nebulosa da Águia. Esta nebulosa é descrita em uma das imagens mais famosas da Nasa, chamada de “Pilares da Criação”. Nestas regiões, as formações de gás, poeira e outros materiais se “amontoam” para formar massas maiores, que se atraem mutuamente e eventualmente se tornam grandes o suficiente para formar estrelas. Acredita-se que os materiais restantes constituam planetas e outros objetos do sistema planetário.

As nebulosas são visualmente espetaculares, assemelhando-se a pinturas ou fotografias fantásticas. Algumas, como a Nebulosa do Olho de Gato e Caranguejo possuem cores super expressivas, quase psicodélicas.

A Nebulosa do Olho de Gato é uma nebulosa planetária na constelação de Draco. Estruturalmente, é uma das nebulosas mais complexas conhecidas, com a alta resolução do Telescópio Espacial Hubble, observações revelam estruturas notáveis dessa nebulosa. Possui um tom azul – avermelhado incrível.

No centro da nebulosa de Caranguejo se encontra o Pulsar do Caranguejo, uma estrela de nêutrons que mede entre 28 e 30 km de diâmetro. Emite pulsos de radiação de raios gama e ondas de rádio com uma taxa de emissão de 30,2 vezes por segundo. Essa nebulosa foi o primeiro objeto astronômico identificado como uma explosão de supernova histórica.

A seguir um vídeo com imagens espetaculares da Nebulosa de Orion. Divirta-se!