Mitos e verdades sobre os cabelos

Quando se fala em cabelo, logo vem à mente se os tratamentos químicos prejudicam ou não. Por exemplo, nas escovas progressivas, durante muito tempo foram usados produtos à base de formol, que agridem bastante os fios. Esta é uma verdade. E as pranchas e secadores também contribuem para torná-los quebradiços, porosos e sem brilho. Mas existem salões de confiança que trabalham com produtos seguros e combinam hidratação com as progressivas, minimizando a agressão.

Tinturas e alisantes provocam queda? Este é um mito. A menos que os produtos sejam made in Paraguai, ou que você mude a cor dos cabelos a cada semana, os procedimentos são seguros. Várias tinturas até protegem os fios, fechando os folículos abertos pela amônia. Claro, se você sofrer de alergias, é preciso fazer um teste antes de colorir suas madeixas.

Lavar os cabelos todos os dias enfraquece as raízes? Não, mais um mito. Principalmente se forem oleosos, os cabelos podem e devem ser lavados diariamente, para prevenir problemas como caspa, por exemplo. Não se preocupe em usar ampolas de vitaminas, pois o produto não fica o tempo suficiente para o corpo cabeludo absorvê-las. Deixe as vitaminas e sais minerais necessários na sua dieta. Alimentos cor de laranja e vermelhos fortalecem pele, unhas e cabelos.

Cortar os cabelos na Lua cheia não fortalece nem faz os fios crescerem mais rápido. O ritmo de crescimento é determinado por causas genéticas e ambientais. A Lua não tem participação alguma neste processo. No entanto, banhos de mar fortalecem os cabelos. O Sol e água salgada diminuem a oleosidade, prevenindo vários problemas. Mas não exagere e use protetor solar.

Nadadores ficam carecas? Não, e a touca também não agride os fios, até ajuda a proteger do cloro das piscinas. Quem tem tendência à calvície ficará calvo de qualquer jeito, independente de praticar natação.

Os cabelos estão embranquecendo? Não precisa arrancar um fio, não há perigo de nascerem dois. De qualquer forma, nascerão vários, porque é um processo natural do amadurecimento e envelhecimento. Se não gosto do look grisalho, o jeito é apelar para as tinturas.

Prender os cabelos ou usar chapéus podem prejudicar os fios. Cabelos crespos presos com muita força, com o tempo, vão se enfraquecer. Prender os cabelos úmidos pode provocar proliferação de fungos e danificar as melenas. Dormir depois da lavagem causa o mesmo efeito. Mas uma presilha confortável não atrapalha em nada e um chapéu até evita a exposição excessiva ao Sol e agentes poluentes.

Produtos adequados e alimentação balanceada garantem a saúde dos cabelos. E mais uma dica: felicidade aumenta a saúde global, em todos os sentidos.