Minhas férias em Gramado, Canela e outras cidades da Serra Gaúcha

Gramado é a mais linda e romântica cidade do Brasil.

Alguns dias atrás fiquei contrariado com o resultado do concurso “A Cidade mais Romântica do Brasil”, realizado pelo site da revista Viaje Aqui. A cidade de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, foi a vencedora escolhida através de voto popular.

Um dos Pórticos de Gramado.

Apesar de ser capixaba e achar Domingos Martins também romântica e muito aconchegante, penso que merecia a 2º colocação no concurso. Na minha opinião, a cidade merecedora do título, sem dúvidas é Gramado, no Rio Grande do Sul.

A cidade é linda, com um povo super educado e receptivo. Tem um clima muito agradável e lugares belos para conhecer. Gramado exala romantismo, foi uma ótima escolha de lugar para oficializar meu noivado com a Maria Helena.

Estivemos em Gramado por 10 dias no mês de abril deste ano, foram sem dúvidas nossas melhores férias até o momento. Aproveitamos para conhecer a cidade vizinha Canela e algumas outras da Serra Gaúcha.

Melhor do que palavras, são as imagens. Separei algumas fotos para compartilhar com os amigos e leitores do Blogadão, espero que gostem.

No Sesc de Gramado você economiza na alimentação. As diárias incluem café da manhã, almoço, e janta.

Fábricas e lojas de chocolates.

Igreja Matriz de Gramado.

Famosa rua coberta.

Cinema onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado.

Museu do automóvel – Um dos vários museus da cidade.

Ponto comercial de Gramado.

Mini Mundo – O mundo em miniaturas.

Lago Negro – Um dos vários pontos turísticos da cidade.

Praça das bandeiras.

Aldeia do Papai Noel – O interesse é ir mais a tarde, quase anoitecendo, é o momento que ligam as luzes.

Uma das vistas de Gramado.

Sempre tem um babaca para estragar a foto.

Igreja Matriz de Canela.

Museu Mundo a Vapor em Canela.

Alpen Park – Solte o freio quando for andar de trenó, é mais emocionante.

Teleférico em Canela.

Maria Fumaça – Não deixe de fazer o passeio que passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Show Gaúcho dentro da Maria Fumaça – Único vagão ainda original.

Noite Gaúcha na churrascaria Garfo e Bombacha. Imperdível.

Tive que dançar a Chula.

Labirinto Verde em Nova Petrópolis.

O mês de abril não é o melhor mês para visitar Gramado, mesmo assim, tudo foi muito bom. As melhores épocas do ano são nos meses do inverno (julho, agosto e setembro) e em dezembro devido ao Natal.

Um destaque para o quanto a cidade é limpa e organizada, parabéns para a prefeitura. Não posso deixar de citar a gastronomia, Gramado tem ótimos restaurantes e churrascarias, não deixe de conhecer.

Só senti falta do Vanerão, achei que fosse encontrar vários lugares para dançar. Aos domingos tem o baile no CTG (Centro de Tradições Gaúchas), mas infelizmente não deu para conhecer, fica para a próxima.

Gramado é tudo isso e muito mais.

Já estou pesquisando qual será o roteiro de lua de mel, tem alguma sugestão? Comente.

Comente no Facebook

114 Comentários

  • Olá. Gostaria de saber se em novembro é uma boa época para ir a Gramado. Imagino que não seja a melhor época, mas mesmo assim pode ser que valha a pena.
    Muito obrigada

  • OLÁ, NO DIA 24 DE MAIO, ESTOU INDO CONHEÇER GRAMADO. GOSTARIA DE SABER O CLIMA NESSE PERÍODO, PRÁ MIM ORGANIZAR O TIPO DE ROUPA QUE EU POSSA LEVAR.

  • Estive em Gramado recentemente abril 2012 – viagem maavilhosa!!! Amamos!!! Não deixem de realizar o passeio rota da uva e vinho, passeio do trem, vale muito a pena!!! Visitar Aldeia de Papai Noel e ao Parque do Caracol (Canelas).

  • Eu e meu marido estamos nos planejando para conhecer se gramado sempre leio os comentarios .por fotos é lindissima a cidade.
    Em breve estaremos ai.

  • boa noite!!!estou indo para gramado com o meu marido, no dia 13 de março2012 que tipo de roupa devermos levar? …obrigada………..

  • Oi tb estou indo para gramado com minha família em dezembro e gostaria de saber se vc pode me indicar alguma agência de turismo, que faça um pacote turístico completo e, em quantos dias dá para fazer esses pacotes completo, incluído todos os principais pontos turísticos das cidades canela, gramano, Nova Petrópolis , Bento Gonçalves a Carlos Bartosa etc….???

  • Lindas fotos !!! Estarei indo agora em novembro com minha esposa e filho !!! Ficaremos no Hotel Alpestre também, que sem dúvidas é um dos melhores da região !!!

  • Olá adorei saber da existência desse site. Estou indo a Gramado em Novembro/2011 passarei 06 dias lá. A dúvida é saber se vale a pena comprar aqueles pacotes que a agência oferece que inclui * Tour Gramado e Canela Cultural * Tour Vale dos Vinhedos com almoço * Tour Alemão em Nova Petrópolis e compras em Gramado e Canela. Eles oferem esse pacote por pessoa 400,00. Vamos eu e meu marido, será que não seria melhor alugar um carro? Fico com medo de alugar carro e não conhecer tudo por não conhecer a cidade. O que acham?

    • Não sei te dar uma resposta correta. Se vocês se sentem bem alugando um carro, acho melhor alternativa. Tudo é questão de pedirem informações. Já comprar os pacotes eles vão te levar diretamente para os locais. Ah, R$ 400,00? Só se for pacote completo, está caro. Boa viagem!

  • Pessoal. Ao visitar Gramado não tenham medo da hotelaria. TODOS os hotéis são bons, dentro da sua categoria. Não tem roubada hoteleira em Gramado. Para quem viaja com crianças, o melhor é o Continental de Canela. Quem quer fazer economia deve procurar as pousadas. Sugiro a Pousada Vovó Carolina.

  • Estou indo para Gramado agora em junho, mas como boa capixaba tenho que dizer que a nossa região serrana mereceu ganhar o concurso…pedra Azul é tudo…ideal para os apaixonados

  • Gente !!!! Não precisa ficar contrariado nao!!! Pois a região de Domingos Martins no Espírito Santo é linda mesmo!!! Nem sabia que tinha sido votada a mais romântica do Brasil! Parabéns Espírito Santo!!!!!!!!!!

  • parabéns ao casal, as fotos são belissimas, estou sonhando em conhecer essa linda cidade, obrigada por partilhar esse momento tão especial Deus abençoe!!!

  • Olá.
    Parabéns pelo site. Estou mto interessado em ir para Gramado na minha lua de mel. A data provalvel é 19/10 ate 26/10. Meu receio é ir numa época em que a chuva não de trégua. Alguem pode me informar quanto ao clima provavel nessa epoca (chuvas principalmente; e média de temperatura +-)?
    Devo fazer reseva direto com o hotel, portanto eu devo gastar com o traslado Porto Alegre/Gramado….alguma dica?

  • Sabe aquele site, onde diz: lugares que você deve conhecer antes de morrer? pois eu, tive a oportunidae de conhecer Gramado no RS , na semana de 08/12/2010 a 12/12/2010. Nossa e que cidade hospitaleira, limpa, um exemplor de turimo, cultura a ser seguido por muitos prefeitos do Brasil.

    As cidades de Canela e Nova Petrópolis também são lindas.

    Assistimos a todos os shows, fomos ao Mini Mundo, Parque do Caracol, Lago Negro,a rede hoteleira , restaurante são nota 10, embora o preço seja alto, mas vela a pena pagar caa centavo, pois os restarantes são muito acolhedores e com o diferencial de um exclente atendimento.

    Notar que na cidade de Canela e Gramados não há Semafaro o pedestre é respeitado.

  • Olá pessoal que conhece esta região do sul do brasil,eu sou Laura e gostaria de saber se esta é uma epoca boa para se conhecer gramado e outros lugares maravilhosos que foram postados aki?Estou de férias e não tinha idéia para onde viajar,mas quando vi o que colocaram a respeito então pensei…Acho que vale a pena!Poderiam me dar mais informações de valores ,mais lugares etc…o máximo possível de informações,inclusive se dá para ir de carro de bauru até o sul com economia? rsrs
    É a minha primeira vez.A viajem é para duas pessoas ok?Obrigada e um abraço grande.

  • estou de viajem marcada para dia 19/12/2010.estou muito ansioso para que chegue a este dia , quando voltar farei outro comentario,mas tenho certeza que estou fazendo uma otima viagem de ferias,eu mapinha , dorinha,veronica e yasmin.nos somos de frutal mg vamos sair de são paulo com destino a porto alegre,depois vamos para um hotel canela, vamos fazer um tour em Gramado, Canela, Nova Petropolis, café colonial, uvas e vinhos, noites com shows, nativitatem, e algo mais.
    Quem quer nos acompanhar?????

    • Vc tem toda razão Gramado é muito linda espero que vcs tenham uma ótima estada em dezembro. Em sua próxima visita indico meu Flat que fica localizado dentro de um hotel em Gramado, no centro da cidade, se vc quiser visualizar clique http://www.aluguetemporada.com.br, procure por “Flat decorado localizado em hotel próximo às principais atrações turísticas de Gramado/RS. Imóvel 344238″.
      abraço
      Marisa

  • Gostaria de saber se vale a pena investir no ingresso do Tapete Vermelho para o Nativitateen e o que é servido.
    Obrigada, adoro Gramado e Canela, vou todos os anos com toda minha família.

  • Alguém poderia me dizer como é o clima em gramado/canela em fevereiro/ março?
    preciso saber urgente pra decidir o destino da minha lua de mel.
    mto obrigada…

  • Nossa adorei todos os comentários a cerca de Gramado justamente tudo o que eu estava procurando para “fechar” o local da qual pretendo passar ferias com meu esposo,estávamos procurando um lugar tranquilo provencial e ao que me parece lugar melhor não há.
    Apesar que iremos em Fevereiro época que não deve ser tão frio quando a cidade indica….mas tudo bem,somos de cidades extremamente quente e qualquer friozinho é bem indicado pra ficarmos mais juntinhos!!
    Agradeço a postagem de todos muito bom mesmo!!!!

  • Olá, sou Luana e gostaria de saber se o valor de 100,00 é para o casal, pois meu marido é comerciário e pretendemos ir em janeiro
    para o sesc gramado.E qual o melhor quarto para o casal?

  • Olá…,

    Gostaria de saber quanto aos preços dos restaurantes…Quais os locais mais em conta?Alguém saberia dizer o custo por pessoa no restaurante do Sesc?

    Desde já agradeço.

  • Amei seu blog sobre gramado… vou casar em julho de 2011 e amei a idéia de ficar no sesc hotel… fica longe do centro de gramado e das atrações, vc poderia me dizer… obrigada!!!!

    • Bom, depende do que você considera longe. Por diversas vezes caminhei do Sesc ao centro de Gramado, vice e versa, foi tranquilo, uns 30 minutos. Fora que você vai olhando tudo e conhecendo a cidade. De taxi não demora 10 minutos.

      • Olá Alexandre….

        Muito obrigada pela atenção… 30 minutos é pertinho… dá p/ ir andando tranquilo… agora só falta fazer a reserva no sesc hotel e comprar as passagens… muito obrigada!!! Abraço! Ana

  • Oi gente, estarei em Gramado de 01 a 05 de dezembro de 2010, nossa já estou ansiosa, porém com muitas dúvidas, então vê se alguém pode me ajudar: é realmente necessário comprar antecipadamente os passeios? Tipo tour Vale dos Vinhedos, Maria Fumaça, etc.Obrigada gente!

  • Gramado é um encanto,de cidade,limpa organizada,bons restaurantes.
    Povo ospitaleiro,educados educação no transito etc.
    Falar de gramado,me deixa muito feliz atualmente estou morando no rio de janeiro.
    Po e as vezes,para e penso a não tem como gramado final da tarde tomar um bom,chimarão,comer um bom churrasco.
    Mas nem tudo é como a gente quer,mas estou muito feliz aqui no rio.
    Mas daqui,alguns anos retornarei,para a cidade das flores,do frio e do povo gaucho,que é tão recptivo.
    Um grande abraço ao povo gaucho.

  • Olá Viajantes…

    Depois do post do alexandre, me empolguei e vou viajar por conta em 22 de julho, voltando dia 25/07. tentei fechar com a pousada das papoulas, ams está lotada. Me indicaram (da própira papoula) o hotel pequeno bosque. As duas são bem em conta, tendo em vista que minha grana está curta…rsrs alguem conhece?

    além disso, existe a necessidade de alugar um carro ou dá para fazer os passeios ao centro a pé ou onibus? o que aconselham!

    aguardem meus post de volta!!!

    até mais,

    Adriano

  • Você descreve muito bem o que é Gramado. O que mais impressiona, é a educação do povo, a gentileza em parar o carro, logo que você coloca o pé na faixa.Toda a população é instruída para tratar bem o turista e todos fazem isto com prazer.Aconselho a todos irem para Gramado no inverno, o Natal Luz é indescritível.A cidade tem muitas atrações bem como as cidades vizinhas,é tudo aquilo que você já descreveu no início. Vão lá para conferir.

  • Olá, Fernanda. Talvez não seja o lugar mais romântico de Gramado, mas têm uma atmosfera italiana… logo acho que seja um bom lugar p/ um pedido de noivado. Estou falando da “Cantina Pastacciutta” (Av. Borges de Medeiros nº 2083), estive lá há muuuuitos anos atrás, mas adorei e foi muito especial. Outra sugestão: faça um pique-nique à sombra de uma bela árvore do Lago Negro, leve pequenos sanduíches, algumas frutinhas e, claro, um espumante p/ o brinde. Não há possibilidade do seu par dizer não. Boa sorte!

  • Rio Grande do Sul é realmente maravilhoso.Fui com minha família para Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis…
    Aqui vão algumas dicas bacanas:

    ESTRADA: OPTE PELA ROTA ROMÂNTICA ( Porto alegre a Gramado Via Nova Petrópolis)

    Grande Hotel Canela. Gostamos mto do Hotel. Ficamos nos chalés. Muito bom e o preço excelente ( diária R$ 140,00 / casal)

    Se puder escolher… vá na abertura do Natal de Luz, em Novembro. Simplesmente inesquecível. Pura magia… fascinante!!!! Para quem gosta de Natal Perfeitooooo!!!! P quem não gosta, uma boa maneira de se começar!!!
    Destaques: Nativitaten (o espetáculo mais lindo que já vi) e A fantástica Fábrica de Natal. Fomos de “Tapete vermelho”. Vale a pena o investimento! Coquetel regado a muito espumante, estacionamento, banheiro, lugar privilegiado.
    O grande desfile também é lindinho.
    COMPRE OS SHOWS PELA INTERNET COM ANTECEDÊNCIA! VC PAGA MAIS BARATO E CONSEGUE OS MELHORES LUGARES.

    Alpen Park – De repente é mais interessante p quem vai com crianças. Andei na Tirolesa… não achei muita graça. Se não tiver mta disponibilidade, não invista tempo nesse passeio.

    Chocolates: O chocolate Lugano é o mais gostoso, mas o Planalto tem preço melhor e faz sua graça.

    Café Colonial: Me decepcionei muito! Acredito que criei uma grande expectativa (pães, bolos e torta) Nada demais. Meu pai e meu marido gostaram muito porque enfiaram a cara nos embutidos e grelhados.( A fome era negra!!! rsrsr) Vale a pena ir quando estiver com muita fome… é farto e salgadinho.(em média R$ 35,00/ por pessoa)

    Restaurantes:

    El Fuego. Restaurante maravilhoso de Gramado. Para quem gosta de um churrasco… perfeito! Picanha deliciosa! Vale a pena!(em média R$ 35,00/ por pessoa – Self service). R. Garibaldi, 20 – Centro.

    VALE LEMBRAR!!!!!!! ALMOÇO, EM TODOS OS RESTAURANTES, SÓ ATÉ 14h30.

    Pertinho da Matriz de Gramado tem uma pastelaria que vale a pena conhecer… ( se perder a hora do almoço… vale por um!!!)

    PIZZARIA: Toca das Bruxas em Gramado. (depois da Rua Coberta) Muito interessante e criativo. Toda tematizada. Achamos o máximo. O Rodízio é mto gostoso. ( R$ 35,00 p pessoa/ em média)

    RUA COBERTA: Bacana p tomar um chopinho, comer uns petiscos.

    MINI MUNDO; Passeio muito bacana. Interessantíssimo!!!!

    PARQUE DO CARACOL: nem entramos… achamos caro e com muuuuuito turista… em fim… para quem gosta de uma bela cascata…

    CASTELINHO CARACOL: Vale a parada para comer um Estrudel de maça com sorvete de creme dívinoooooooo!!!! Legal p quem curte um museu…

    LAGO NEGRO: Passeio gostoso, principalmente p casais e p quem curte uma boa caminhada.

    ALDEIA DO PAPAI NOEL: Vá a noite!!!!!!!!!! Muito lindo!

    RESTAURANTE CANTA MARIA: Fica na saída de Bento Gonçalves. Melhor grelhado, melhor pasta. Ambiente tipicamente italiano. Achamos mais gostoso que o restaurante Casa Di Paolo (só gostei do frango grelhado e do queijo.)

    FÁBRICA DE CRISTAIS: Se tiver interesse em saber como se faz as peças de cristal e aproveitar as promoções de taças, vá conferir.

    VINÍCOLAS(BENTO GONÇALVES): Salton, Chandon e a Casa Valduga- no Caminho das Pedras (vale visitar todo o trecho).
    NÃO VALE A PENA COMPRAR OS ESPUMANTES E VINHOS NAS FÁBRICAS. A NÃO SER ALGUM LANÇAMENTO QUE NÃO TENHA CHEGADO AINDA NAS LOJAS. P se ter uma idéia pagamos um Salton mais barato, no Posto em Canela…

    No caminho da Pedras tem uma Loja de artigos de couro muito fashion. Fica depois da casa Valduga. Couros do Valey. Achamos o preço interessante.

    TRAMONTINA: Faça suas compras só em Carlos Barbosa. Cuidado que no caminho p Nova Petrópolis tem uma distribuidora com algumas promoções, mas o preço na Fábrica, em geral, é melhor!!!
    Em frente a Fábrica tem uma loja de queijos e embutidos deliciosa, só não é mto cheirosa! rsrsr.
    Tem um vendedor Italiano, mto figura!!! Adoramos!!!

    Espero ter ajudado! Boa Viagem!

    • Olá Tatiana,

      Estava lendo suas dicas que por sinal mto úteis.

      Gostaria de aproveitar seu conhecimento na cidade e perguntar se é proveitoso se hospedar uma noite em Gramado e outra em Canela uma vez que tenho apenas um final de semana prolongado (3 dias). Caso não, optarei por me hospedar apenas em umas das cidades e visitarei a outra durante o dia.

      Agradeço antecipadamente,

  • visitarei gramado agora dia 18 de março ficarei 10 dias por lá e o clima como é quente ou frio nessa epoca sou de goiânia e aqui e quente obrigado pela dica abraço

  • Saudações:
    Gostaria de saber se alguém conheceuma casa para alugar com 3 ou 4 dormitórios, com caragem para 6 carros por um período de 7 dias em gramado, canela ou nova petrópolis.
    Grata

  • Caros amigos que ficaram no Hotel SESC de Gramado:
    Estou indo para lá agora em fevereiro.
    A comida do hotel é boa?
    Quais pratos eles servem? São pratos da comida regional?

  • Oi…

    Olha, realmente Gramado/Canela são demais, estive 3 vezes à trabalho, mas deu pra passear bastante,estou querendo voltar em fevereiro, aquele clima de lá é tudo de bom…Quem não conhece, fica a dica…Abç.

  • Olá,Tudo bem?
    Já estive em Caxias do Sul 2 vezes
    e estou com viagem marcada para ir pela 3ª vez
    realmente tudo por lá é muito lindo.
    Você comentou que no mes de Abril não é uma época boa para ir,
    fazer o que já estou com a passagem comprada!
    aa primeira vez que fui foi na festa da uva
    é tudo muito lindo,Fiqui maravilhada com tudo.

  • Caros amigos! Como estou satisfeito em deparar-me com um Blog falando sobre Gramado. E, é claro, estou com passagens compradas para minha Lua de Mel em junho/2010 nesta linda cidade. Não fugirei às regras e pedirei opiniões, por exemplo, sobre o Ritta Hoppner, onde estarei hospedado. Além disso, li a pergunta acima, sobre agasalhos, e gostaria de saber se Gramado oferece bons preços aos turistas, ou se pode ser melhor levar dentro da mala. Quero parabenizar a quem de direito, sobre as dicas sobre restaurantes, passeios e tudo mais. Estou em Betim/MG, e ainda quero postar aqui as minhas sensações sobre este pequeno paraíso que Gramado apresenta aos olhos. Abraços e obrigado, desde já!

  • Caro Alexandre,Tudo que li aqui só veio aumentar a certeza que as férias de julho passarei em Gramado,junto c/ meu marido e filhos.No entanto preciso de uma ajudinha.Quanto a hospedagem,visto que julho é Alta Estação,estamos com um pouco de dificuldade em conseguir Pousada ou Hotel com preços acessíveis.Nos derão a dica do “Hotel Pórtico”. Alguém conhece ou já ouviu falar?Fica longe do centro de Gramado?Como são as instalações?Sugeriram também a Pousada Beija-Flor,o Hostel Gramado e Pousada Vista do Valle.Qual dessas seria a melhor Custo-Beneficio?Não vamos de carro,usaremos os coletivos locais e alguns passeios faremos com empresa de Turismo.Qual empresa você indicaria?Agradeço se puder nos ajudar,nos enviando algumas dicas de passeios, restaurantes e hospedagem.A todos meu muito obrigada!

  • Olá a todos,

    eu e minha namorada estaremos em Gramado entre 30-12 próximo e 06-01-2010 e ficaremos no Aardvark Inn, que é próximo ao centro. Estou ainda a pesquisar os passeios que agendarei à distância, creio que devo ainda esta semana comprar pacotes para a Tour Uva e Vinho, Natvitaten e Desfile do Natal Luz, cavalgada na Fazenda Passo Alegre, Rafting e ida ao Templo Budista. Estou pensando ainda em fazer o passeio para Caxias do Sul pela Jardineira das Hortências (que inclui um jantar em um castelo)… vocês indicam este último?

    Outra coisa: sabem informar se é fácil encontrar um guia impresso da cidade por lá? É que eu prefiro mesmo é comprar um guia e fazer os passeios conforme meu interesse, dispensando o tempo que me aprouver em cada local, deixando pra contratar agências apenas para aqueles mais distantes/complicados.

    Alguém sabe algo sobre os passeios de trekking da Apoema Eco Tours? Penso em fazer algo com eles também… se alguém souber algo p/ elogiar ou criticar…

    Abraço a todos e obrigado pelas dicas!

    Cláudio Muricy (Salvador – Bahia)

  • Alexandre adorei as fotos, vou para lá dezembro comemorar meus vinte anos de casamento, não conheço a cidade mas pelas fotos vou adorar, desde já muito obrigada pela dica se voce puder me dar umas dicas de pousada ou hotel me manda, abraços sua nova amiga.

    • Cirlene, o hotel que conheço e recomendo é o Sesc. É muito bom, o preço, a qualidade e principalmente o atendimento. Acontece que não sei se em dezembro ainda tem vaga. Quanto mais próximo deixar para fazer a reserva, pior é, já que neste período muitas pessoas vão pra lá. Estava querendo ir para o Natal Luz também, ainda estou pensando. Seja bem-vinda ao blog. Qualquer dúvida me manda um email. abraço.

  • Amei os comentários,e concordo plenamente, Gramado é uma cidade linda. Estou indo para lá agora, e olha que vou fazer 25 anos de casada. Quanto a lua de mel, pense em Natal. Lá você irá encontrar emoção, lazer e lugares maravilhosos para namorar. Pensem nisso.

  • Adorei os comentários da viagem. Chegaremos (eu e meu esposo) em Canela dia 28/12 (aniversário da cidade). Somos de João Pessoa PB. Pegaremos frio? Vcs tem alguma indicação do Vila Suzana Parque Hotel? É vantagem alugar um carro? Canela fica muito distante de Gramado e das visitações? Ouvi dizer que é horrível dirigir por lá em dez. Quantas dúvidas….
    Bjs

    • Monike, para quem está acostumado com calor, o frio em Canela e Gramado é o ano todo, porém, o período mais frio é durante o inverno, logicamente. Não conheço o Hotel Vila Suzana, procure no Google se tem algum site. Se você não conhece as cidades e os pontos turísticos, não é vantagem alugar um carro. As vans levam vocês em todos os lugares, além da comodidade. Já de carro tem que ficar procurando, e dentro de Gramado e Canela tudo é próximo. Canela é muito perto, é uma cidade vizinha, de carro, 5 minutos. abraço

  • Uauuuuu…Sou baiana,moro em salvador-ba e to com viagem marcada à serra gaúcha em agosto…de 16 a 23…com essa lindas fotos e boas recomendações,declaro que estou mais anciosa ainda para conhecer esse paraíso.Vou com meu noivo,estaremos de férias e aproveitaremos o máximo dessa linda cidade romântica.Se for possível me mande mais fotos para meu e-mail…bjsssss

  • Caro Alexandre, estas suas informações e fotos foram perfeitas para a pesquisa que estou fazendo sobre a região, pois vou passar sete dias em Gramado no final de julho próximo.
    Estou preferindo fazer passeios com uma operadora local do que alugar um carro. Poderia me dar dicas de alguma delas, se foi bem atendido, duração dos passeios e qual passeio priorizar porque temos um filho de 5 anos e com certeza deve ter alguns mais interessantes para ele. Desde já muito obrigado e Parabéns pelas informações postadas. Valeu!!

  • Alexandre,

    O SESC é distante do centro, digo, dá pra ir a pé ? Pelo site, achei bem bacana, só que por email ainda não responderam… Outra coisa: estou em dúvida se alugo um carro em P.Alegre, pois somos 4 (eu, esposa e 2 filhos). Os valores de transfers e passeios podem ficar muito maiores do que o aluguel do carro. Imagino que em Dezembro deve ser mais complicado andar de carro na cidade. Tens alguma opinião que possa me ajudar na escolha ? Podemos até fazer alguns passeios por agências e outros por conta própria se for mais vantagem.

    Grande abraço,
    Luis Carlos e família

    • Luis, depende do ponto de vista de cada um e da disposição, eu fui andando, conhecendo a cidade várias vezes do Sesc ao centro e vice-versa. Durante a noite pegava um taxi, não é caro. Creio que do Sesc ao centro seja uns 3km no máximo.
      Alugar um carro é uma alternativa, apesar que preferi fazer os passeios através das agências, tinha até famílias e casais que mesmo com o carro alugado faziam estes passeios, creio que é mais divertido, além da comodidade. abração

  • vou aproveitar a dica para o proximo feriado (1º de maio)
    ja fui em bento no passeio da maria fumaça e vinicolas, fiquei espantada com a cordialidade de nossa gente!!ás vezes estamos perto de lugares simples ,porem, maravilhos e nao nos damos conta!!! só pensamos em passar férias nas praias do nordeste e esquecemos de quanta coisa boa nossa terra oferece……

  • Ola… Eu e minha namorada vamos para Gramado em julho, mais precisamente dia 13, e ficaremos 8 dias. Em nosso pacote temos direito a vários passeios: Parque do Caracol, Uva e vinhos, Passeio por Gramado e Canela, além de outros… Mas gostaria de saber algumas outras dicas, de restaurantes, café colonial, até mesmo boates e coisas parecidas. Enfim, uma lista de o que fazer em Gramado. Já anotei as dicas dadas por você e o restante do pessoal em seu blog, mas se puder fazer a gentileza de dar mais algumas, agradecemos demais.
    No mais, espero que seja uma viagem excelente, e que eu e minha namorada fiquemos apaixonados tanto pela cidade, como pelo nosso relacionamento, já que Gramado é tão romantica…
    Desde já agradeço e pode mandar a dicas para meu e-mail ok.
    Grande abraço meu querido, fique na paz e até mais.
    Att., Deivis.

  • olá.
    estive vendo os comentarios e fotos,
    adorei tudo.
    Estou pensando em ir conhecer esta região
    e depois de ver isso tudo fiquei ainda
    mais empolgada.
    agora vou me programar para passar alguns
    dias ai conhecendo este lugar que com certeza é maravilhoso.
    abraços!

  • Moro em Domingos Martins, mas já fui várias vezes para Serra Gaúcha, concordo totalmente que a cidade mais romântica do Brasil é Gramado…confesso que até fiquei decepcionada quando aquela maravilha não recebeu o título, sejamos justos, não dá pra comparar, só quem já esteve em Gramado sabe do que estamos falando…Uma sujestão para vc sair em Lua de mel é Buenos Aires…com, como esse post foi em 2008, pode ser que vcs até já tenham casado…mas se não foram a Argentina, vão…é uma experiencia maravilhosa!

    • Realmente Keyla, esta escolha provavelmente não foi feita por quem conhece Gramado. Domingos Martins é uma cidade muito agradável de se viver, bonita, tem o seu charme, mas não há comparação com Gramado, uma cidade linda e muito organizada.
      Sobre a Lua de Mel, já fizemos, mas nada me impede de ter outras. Na minha Lua de Mel oficial fui para Porto de Galinhas, já que era um período (março) gostoso para curtir uma praia.
      Obrigado pela sugestão e comentário. abraço

  • estou organizando excursão para Gramado.
    Saíndo de Francisco Beltrão, passando por Pato Branco – Paraná.
    Dias: 2 de junho a 6 de junho.

    maiores informações, entrar em contato.

  • gramado é muito bom, espero que continuem assim por muitos longos anos, é uma cidade que se concentra muitos casais apaixonados, sendo assim uma cidade do amor que é refletida nas pessoas que moram lá e na cidade. Preservar tudo é o que importa.

  • Olá !! Tudo bem?
    Queria pedir uma ajuda sua, que vc me indicasse uns locais baratos para me hospedar em gramado,no mês de junho. Pois vou participar do festival de publicidade que ocorre em Gramado. Vc que ja esteve lá sabe me informar de algum lugar baratinho?

  • Gramado é com certeza o melhor lugar para se visitar na Serra Gaúcha (se bem que também há outros lugares quase tão legais quanto). Mas concordo que a melhor época para se visitar a cidade é nos meses de julho, agosto e setembro. Em uma ocasião, fui em fevereiro e apesar de ser sempre legal, o clima frio combina bem mais com a cidade.

  • Entrei no site do SESC-GRAMADO e percebi que este valor de pensao completa por 100,00 é para comerciário. Eu trabalho no ramo de Indústria, teria que pagar o preço normal.
    Valeu pela dica…
    Qualquer novidade ou dica sobre Gramado, ficarei grato…

    Abraços

  • Oi, depois deste post, aumentou tanto a minha vontade de ir a Gramado que comprei as passagens, estarei indo passar dez dias lá, do dia 31.05.2009 a 10.06.2009. Estarei indo com mais duas pessoas, me indicaram o Gramado Hostel (um albergue que fica a 1,5 km do centro), vale a pena?. Os passeios de Canela e outras cidades da serra gaúcha, podemos locar um carro ou é melhor irmos e ônibus. Estamos também preocupados quanto ao frio, somos de João Pessoa, e o clima aqui é bem diferente do de Gramado (rsrsrs, bem mesmo); a roupa de frio pode ser comprada lá, ou quando chegarmos em Porto Alegre?, ou lá podemos alugar roupa. O almoço e jantar, qual o melhor local? A noite, tem o que fazer? É melhor passarmos os dez dias hospedados em Gramado ou ficar um tempo em uma e outro tempo em outras.

    Parabéns pelo Post, me ajudou pra caramba!

    VALEU e estou no aguardo…

    • Dário, você está indo em uma época boa, creio que ainda não será alta temporada, mas é uma época que começa o frio. Mesmo em época quente, durante a noite para quem é acostumado com calor, a temperatura é baixa. Não conheço o Gramado Hostel, eu fiquei no SESC, com pensão completa por menos de R$ 100,00 dia.
      Para os passeios nas cidades vizinhas, mesmo que alugue um carro ou vá de carro, o legal é ir em uma agência de turismo e contratar o serviço de passeio, é divertido e eles te levam nos lugares corretos. Sei lá, tem gente que prefere carro, mas é tudo perto, prefiro contratar estas empresas, tem toda uma comodidade.
      Rapaz, normalmente nos sites sobre Gramado tem informações sobre o clima em todas as épocas do ano, é bom pesquisar isso. Fui para Gramado em uma época quente, mas lá senti frio, sou do ES e tb estou acostumado com outra temperatura. Leve uns dois casacos, mas não se preocupe, o que mais tem lá são roupas de frio.
      Cara, vocês vão voltar para casa com uns 5 quilos a mais, o que não falta é lugar bom com comida boa. É uma cidade pequena mas tem de tudo.
      Bom passeio.

  • Alexandre, adorei suas fotos e comentários. Comprei um pacote turístico para dar de presente aos meus pais e depois de ver o seu blog fiquei ainda mais segura de que eles vão amar a Serra Gaúcha. Eles vão em fevereiro, pleno verão para não passarem muito frio…rsrs. Para vc, felicidades no casamento.

  • Opa, valeu por gastar a grana do Adsense por essas bandas. A cidade agradece.

    “As melhores épocas do ano são nos meses do inverno”

    Pois é, todo mundo tem a mesma idéia e a cidade fica superlotada, exigindo um pouco de paciência em alguns momentos.

    Tudo é muito bom, tudo é muito bonito e isso tudo é para causar um efeito psicológico: quando você está maravilhado apreciando a beleza você abre a carteira mais fácil, hehehe

    Quanto à pizzaria e churrascaria Hakone que o Jonilson comentou acima, eu, como gramadense, também não recomendo…

  • Está bem, esperarei, hahahah.
    Bah, há um tempão que queria escrever sobre Gramado, mas a preguiça não deixava, mas hoje quando vi teu post, me inspirei e escrevi, hahhaha.
    Valeu!

  • Já tive a oportunidade de ir 2 vezes a gramado, no final de 2001 e no final de 2006. Aliás, me casei lá em 2001. O clima é muito bome o povo é hospitaleiro. Recomendo pelo menos uma ida ao Café Colonial Bela Vista e La Famille de Gazon. Churrascaria tem a Patrão Velho (estilo rústico que prioriza carnes) e a Zelão (esitlo paulista que prioriza o buffet). Mais retirado, tem a churrascaria Garfo e Bombacha, muito bom também, com shows a noite. Na rua coberta tem várias opções de comida, com preços para todos os bolsos, vale a pena ir em casal ou com os amigos para ver gente bonita e tomar um choppinho. Entre as casas de chocolates, é dificil escolher, tem as mais caras (Prawer, Caracol, Lugano) e as mais baratas (Do Parque, Floriball), pude conhecer quase todas e achei tudo muito bom, independente dos valores. Passeios tem de monte, vale a pena ir no parque do caracol e fazer o tour da uva e vinho. O único restaurante que eu não recomendo é a pizzaria e churrascaria Hakone, pois reclamei do atendimento e foi praticamente expulso de lá. O resto, tudo é show de bola, pra quem vai no final do ano, tem as prorgamações do natal encantado, com desfiles, águas dançantes, corais, apresentações infantis, etc. Resumindo: a “cidadezinha” é acolhedora, com ar de campo, basta arrumar as malas, tomar muito vinho e aproveitar!

  • Aaaah, a minha cidade é linda!
    O outro pórtico da entrada é mais bonito do que aquele acima.
    Bah, eu não passaria minha lua de mel em Gramado por motivos óbvios, hahahahha.
    Que bom que gostaste daqui, volte sempre!

Comente