Mestrados online reconhecidos pelo MEC

Sem tempo para ir à faculdade? Começam a surgir no Brasil as primeiras opções de mestrado online.

Muitas universidades brasileiras começam a investir em mestrados online, uma vez que a demanda por estes cursos à distância é cada vez maior, seja para a capacitação profissional, seja para a inserção na carreira acadêmica. O título agrega valor ao currículo, principalmente nestes tempos em que a oferta de bolsas e o aumento de vagas para graduação e a simplificação dos vestibulares têm ampliado o número de profissionais de nível superior.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O mestrado online é uma forma de educação não presencial, que usa recursos da internet para permitir que o estudante assista às aulas sem sair de casa. Em geral, os cursos exigem a presença do aluno uma vez por semana em sala. A exceção fica por conta da UAB (Universidade Aberta do Brasil), criada para oferecer cursos de graduação para professores leigos de regiões afastadas, sem condições de frequentar cursos regulares, além de oferecer capacitação permanente. Atualmente, a UAB, em ação conjunta com a UnB (Universidade de Brasília), estuda a implantação de mestrados online, sempre na área da educação. Alguns sites informam erroneamente que a UAB já oferece estes cursos.

Diversas outras instituições oferecem cursos de pós-graduação lato sensu online com carga mínima de 360 horas, como os designados MBA (Master Business Administration). A diferença é que nos mestrados e doutorados o aluno deve passar por um processo de seleção, apresentar um projeto de pesquisa e, para se diplomar, precisa apresentar a sua tese, que deve ser aprovada por uma banca de professores doutores.

O número de aulas presenciais num mestrado online varia também de acordo com a especialidade. Somente as aulas teóricas podem ser cursadas a distância. Se o curso requer o uso de laboratórios ou bibliotecas especializadas, em algum momento o aluno terá que arranjar tempo para cursar estas disciplinas na faculdade.

A Capes (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao MEC, oferece bolsas de estudo para alunos de mestrados online e presenciais. Consulte o site para conferir os requisitos necessários.

O Ministério da Educação, em seu site, não relaciona os mestrados online reconhecidos, mas oferece oportunidade de consultas no site. Basta clicar no Estado, escolher o município e verificar se o curso está regulamentado.

Mas existem outras possibilidades. Diversas instituições universitárias informam em seus sites que têm mestrados online. Você pode consultar os professores que lecionam nestes cursos. A pós-graduação stricto sensu exige que todos os professores sejam doutores, isto é, tenham obtido o doutorado em sua área de atuação. Se a faculdade preenche este quesito, nem é preciso consultar o site do MEC (que é lento e com páginas inúteis).

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.