Manipulação de objetos holográficos com as mãos

Recentemente, a Microsoft revelou um novo projeto seu que visa alcançar a interação entre os seus usuários e objetos holográficos tridimensionais. Desse jeito, seria como se esses hologramas fossem manipulados com as mãos de seus usuários..

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Um holograma é o registro de uma imagem em três dimensões. A teoria da holografia foi concebida, em 1948, pelo húngaro Dennis Gabor; ela é utilizada no estudo da física como uma técnica de análise de materiais e armazenamento de dados.

O nome da máquina que torna a interação, entre pessoas e hologramas, possível é HoloDesk (“Mesa Holo”, holo, do grego, significa “todo”, “inteiro”). Um grupo de estudiosos especializado em sensores da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, foi o principal responsável pelo desenvolvimento do projeto da HoloDesk.

A interação com os hologramas é viável graças à tecnologia utilizada pela HoloDesk que consiste em uma interface interativa em um sistema que combina um display transparente e o sensor ótico do Kinect para criar a ilusão de que o usuário está tocando diretamente os objetos virtuais. Uma terceira câmera, apontada para o rosto do manipulador, determina o local para onde ele está olhando e aumenta a precisão de reconhecimento, o que cria uma ilusão de que estamos tocando diretamente nos objetos virtuais (hologramas).

Esse tipo de tecnologia que carrega informações de um novo modo pode ter grande alcance na engenharia, no design, aplicações em CAD e na criação de jogos holográficos.

Por enquanto, ainda não se sabe quando a HoloDesk poderá ser comercializada.

Veja, abaixo, um vídeo demonstrativo do funcionamento da HoloDesk:

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.