Maldições famosas

Acredito que ninguém tenha o poder de maldizer, mas algumas coincidências em torno de certos fatos tornaram algumas maldições bastante famosas. Vamos conhecer algumas.

A maldição de Tutankamon

Tutankamon subiu ao trono egípcio com nove anos e governou por outros nove anos. Sua tumba só foi encontrada em 1922, e muitas mortes estão associadas à descoberta: arqueólogos, guias e visitantes morreram de morte inesperada pouco depois de ter contato com o monumento funerário.
O mais provável é que um fungo ou bactéria tenha infectado a tumba, mas o ser humano prefere acreditar no improvável, por isso a maldição do faraó está completando 90 anos de fama.

Gênios da música

Você é músico e está chegando aos 27 anos? Cuidado com a saúde. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Pete de Freitas (baterista da banda Echo and The Bunnymen) e Kurt Cobain morreram aos 27 anos. A última a integrar a lista é Amy Winehouse. Até um cantor de blues dos anos 1930, Robert Johnson, integra a lista.
No Brasil, o compositor Noel Rosa morreu poucos meses antes de apagar as velas do 27º aniversário.

Rasputin e a dinastia Romanov

Rasputin era um místico que exercia tremenda influência sobre a família real russa, especialmente sobre a imperatriz Alexandra, que acreditava nos seus poderes de curar o filho Alexis, que sofria de hemofilia. Os nobres russos decidiram dar um basta. Consta que tentaram envenená-lo, empurrá-lo do alto de uma escadaria e baleá-lo várias vezes.
O mago, que devia ter sete vidas como um gato, só morreu depois de vários atentados. Agonizante, disse que os responsáveis iriam morrer em breve. No ano seguinte, 1917, eclodiu a Revolução Russa, que executou boa parte da nobreza, incluída a família real.

A família Kennedy

John Kennedy, presidente dos EUA, foi morto a tiros em 1963, no Texas. Mas a tragédia da família não para aí. Em 1968, seu irmão Bob, candidato à presidência, também foi assassinado. Em 1941, a irmã Rose, diagnosticada como deficiente, sofreu lobotomia e permaneceu internada até sua morte. Em 1944, outro irmão, Joseph, morreu enquanto pilotava um avião, na Segunda Guerra. A irmã Kathleen morreu num acidente de avião em 1948. Muitos outros membros da família morreram em desastres aéreos.

A última baixa: Mary, mulher de Robert Kennedy Jr., suicidou-se em maio de 2012.

Maldição brasileira?

Em 1975, em plena ditadura, Wladimir Herzog foi morto nas dependências do DOI-Codi em São Paulo. Um médico, cujo nome não vale a pena ser citado, declarou que o jornalista havia se enforcado, mas exames posteriores, que só foram feitos pela insistência do rabino Henry Sobel e do cardeal Paulo Arns, confirmaram a execução. Quem provou a impostura foi o advogado Samuel MacDowell. Em 1982, Samuel e a cantora Elis Regina, uma pedra no sapato dos generais que mandavam no Brasil, estavam namorando. Elis teve uma crise e morreu. O laudo? Overdose de drogas. Quem o assinou? O mesmo médico dos porões do DOI-Codi. A ditadura estava acabando, mas ainda fazia estragos.