Lugares mal-assombrados

Temos um espírito? Se sim, é possível que ele continue vagando pela Terra depois que o corpo morre? Perguntas para as quais talvez nunca tenhamos resposta, mas o ser humano, desde sempre, tem a curiosidade de saber se os espíritos existem mesmo ou são fruto da imaginação e do medo. Seja como for, existem milhares de relato pelo Brasil e pelo mundo afora que dão conta da existência desses seres, e de que eles continuariam vagando pelos lugares onde viveram.

Os lugares supostamente habitados por espíritos são chamados de mal-assombrados, e tem sido procurados por pessoas dos quatro cantos do planeta que buscam, de alguma forma, ter contato com esses seres. Inclusive os fantasmas tem sido usados como chamariz, há bastante tempo já, para atrais turistas em vários pontos bastante conhecidos.

Os países recordistas em lugares tidos como mal-assombrados são a Inglaterra e os Estados Unidos. Curioso, né? Mas existem também relatos em diversos outros países.

Conheça alguns dos mais famosos deles – inclusive do Brasil.

– Edifício Dakota, em Manhattan (EUA): esse é um lugar considerado mal-assombrado que ficou muito famoso entre os fãs de fantasmas. Isso porque várias cenas do filme o Bebê de Rosemary foram filmadas ali, filmagens essas que estiveram rodeadas por acidentes trágicos, como a morte da esposa do diretor do longa, Roman Polanski, que foi brutalmente assassinada por um grupo de fanáticos. Outra tragédia que aconteceu no local foi a morte de John Lennon, em 8 de dezembro de 1980, o suficiente para que o local fosse considerado amaldiçoado e povoado por fantasmas malignos.

– Fordlândia, no Pará: a cidade é na verdade uma porção de terra que foi adquira pelo então presidente da Ford, Henry Ford (daí o nome) em 1920. Ele teria comprado a propriedade com a intenção de plantar seringueiras e se dedicar ao ramo da borracha, mas seu empreendimento se revelou um verdadeiro fracasso e o local foi abandonado (o que já seria um prenúncio de que o lugar era amaldiçoado). Há quem diga que a região é assombrada pelo espírito de pessoas que aparecem e somem do nada. E a própria aparência do lugar é considerada bastante assustadora.

– Castelo de Edimburgo, na Escócia: um dos lugares considerados mal-assombrados mais famosos do mundo, o castelo abrigaria espíritos das várias guerras para as quais serviu como prisão. Pessoas que já visitaram o castelo relataram ter visto o fantasma de um tocador de gaita de foles, o de um tocador de tambor sem cabeça e até mesmo o fantasma de um cachorro.

– Casa da Marquesa de Santos, no Rio de Janeiro: a movimentadíssima residência da famosa amante de Dom Pedro I tem sido palco para aparições de fantasmas desde sua morte. Na verdade, o fantasma mais presente seria justamente o da marquesa. Quem já circulou pelos corredores e escadarias da mansão diz que é possível vê-la rondando a casa e os visitantes, e que paira no ar uma sensação constante de que ela vigia quem entra ali.

lugares-mal-assombrados-5

– Floresta de Aokigahara, no Japão: localizada a noroeste do Monte Fuji, o local é conhecido como “floresta assombrada”ou “floresta do suicídio”, por ser o local onde mais acontece suicídios no país (até 100 por ano!). Todas as semanas, policiais fazem uma ronda conhecida como “busca pelos corpos”, na qual percorrem a floresta tentando encontrar o corpo de pessoas que foram dadas como desaparecidas. A floresta seria habitada pelos espíritos das pessoas que se matam ali.

– Teatro Municipal, em São Paulo: Um dos lugares mais cheios de relatos sobre “mal-assombração” do país. Funcionários que trabalham lá relatam ouvir o órgão tocando sozinho durante a madrugada, a visão de espectadores fantasmas que ficam sentados como se estivessem assistindo a um espetáculo, cantores de ópera fantasmas que cantam no camarim mas não podem ser vistos e até mesmo o som de uma orquestra vindo do palco, que estava escuro e vazio. Muitas pessoas que foram lá também já relataram experiências próprias e diversas relacionadas a fantasmas.